Festival Carambola começa nesta terça-feira (21) com programação virtual
Com transmissão online via Youtube, edição 2021 é online gratuita
O Festival Carambola se inicia nesta terça-feira (21), no formato online e completamente gratuito para a população. Hoje o evento se inicia com uma atividade de formação ministrada pelo jornalista do blog Volume Morto e curador do edital Natura Musical, GG Albuquerque.
Com o tema "Quem não cria é criado: tecnologia e criatividade no beat do funk", a transmissão gratuita acontece a partir das 20h, via Zoom, e requer inscrição prévia. As vagas são limitadas. Basta acessar o link da Sympla.
Com uma programação virtual nos dias 21, 23, 28 e 30 deste mês, o Carambola tem transmissão aberta via Youtube. O público poderá escolher o que acompanhar ao vivo, de acordo com os conteúdos que mais se interessar: nas terças-feiras, a programação do festival se volta a atividades de formação e conversas temáticas com o objetivo de fomentar ideias sobre novos mecanismos e escutas percebidas em distintas cenas musicais brasileiras contemporâneas.
GG Albuquerque é jornalista e doutorando em Estéticas e Culturas da Imagem e do Som pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Escreve o blog Volume Morto e é co-fundador do Embrazado, portal jornalístico e podcast dedicados às culturas musicais das periferias brasileiras. Escreveu e apresentou o documentário sobre bregafunk produzido pelo Spotify, em novembro de 2019. Foi jurado do Prêmio Multishow de Música Brasileira e curador do edital Natura Musical em 2020. Trabalhou como repórter de cultura do Jornal do Commercio e da Folha de Pernambuco e escreveu matérias sobre música de periferia para o Portal Kondzilla, UOL Tab, Vice Brasil, Bandcamp, Revista Continente, Revista Noize, Monkeybuzz, entre outros.
Às quintas-feiras, a música toma conta da programação do Carambola, com destaque para o projeto “Sala de Ensaio”, que apresentará quatro sessões de estúdio classudas de artistas alagoanos em duetos inéditos e criativos com nomes de fora do estado. Os registros foram feitos exclusivamente para o festival, durante um final de semana do último mês de Julho. A patrocinadora também entra nessa dança apresentando o talk-show “Rádio Devassa”, que vai trazer os artistas Zé Manoel e Marina Sena para um bate papo leve e descontraído - e que será exibido antes das apresentações musicais de cada quinta-feira.