Região Metropolitana de Maceió

Prefeitura de Rio Largo leva ações conjuntas de cidadania para comunidades de Lourenço de Albuquerque

O objetivo do projeto é levar ações itinerantes de cidadania para aproximar a gestão pública da população

Por Assessoria 02/10/2021 11h11 - Atualizado em 02/10/2021 11h11
Prefeitura de Rio Largo leva ações conjuntas de cidadania para comunidades de Lourenço de Albuquerque
Prefeitura de Rio Largo leva ações conjuntas de cidadania para comunidades de Lourenço de Albuquerque - Foto: Assessoria

O projeto Viva Nossa Gente atendeu, neste sábado (02), os moradores de Lourenço de Albuquerque, em Rio Largo, região metropolitana de Maceió. O objetivo é garantir a igualdade de oportunidades e o acesso da população às ações da prefeitura nas áreas de maior vulnerabilidade.

Na terceira edição do projeto, o prefeito Gilberto Gonçalves acompanhou as ações do Viva Nossa Gente, que foram realizadas em Lourenço de Albuquerque e reuniu uma série de serviços de cidadania, assistência, educação, saúde, cultura e lazer que foram ofertados gratuitamente à população. “Estamos fazendo uma ação conjunta em que diversas secretarias municipais atuam. São muitas ações acontecendo ao mesmo tempo. Cresceram os serviços e a população atendida”, comemorou o prefeito

Para executar essas ações, a Prefeitura de Rio Largo, através das secretarias municipais, integraram políticas públicas para o desenvolvimento social nas áreas mais vulneráveis, tendo planejamento, discutindo as prioridades de ações e controle social dos resultados. Como explica a secretária de Relações Institucionais, Gabriela Gonçalves. “Estamos cada vez mais presentes, buscando sempre oferecer mais serviços, com mais agilidade e em mais comunidades. Com essas ações, estamos buscando facilitar a vida do cidadão”, comentou.

“Nem todas as pessoas têm condições de sair de casa, como os idosos, então compareci aqui e consegui resolver tudo em um lugar só, porque é mais perto”, avaliou a dona Maria, que é moradora do bairro e foi até o local do evento realizar diversos serviços.

A terceira edição contou com serviços de Assistência Social: Consulta ao CadÚnico e Programa Bolsa Família; Inscrição no Cadastro Único; Tarifa Social de energia; Carteira do Idoso;Carteira de Identificação de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; Consulta e Inscrição no CRIA; Cras Centro itinerante; Entrega de auxílio natalidade (Enxoval do Projeto Seu Bebê Nosso Presente). Em Saúde: Teste rápido; Eletrocardiograma; Coleta de citologia; Aplicação de vacinas; Atendimento básico de odontologia com aplicação de flúor e escovação; Emissão e atualização do cartão SUS; Marcação de exames e consultas; Atendimento ginecológico, pediatria e oftalmologia. Contando ainda com serviços de Regularização de MEI e Reservista.

Com a pandemia, as ações seguiram todos os protocolos contra a covid-19. Em Esporte e Cultura, foram oferecidas atividades recreativas ; Espaço de alimentação kids e Espaço recreativo. E em Educação: Contação de histórias, Desenho, pintura, dobradura; e atividades lúdicas.

A expectativa é que as ações se estendam ao longo do ano, atendendo diversas comunidades no município de Rio Largo e ampliando as estratégias de atuação nas comunidades.