Prefeitura lança Olimpíada de Matemática com quase 10 mil alunos inscritos
Iniciativa tem como proposta incentivar o aprendizado e ampliar o conhecimento dos alunos

A Prefeitura de Maceió lançou, nesta segunda-feira (4), a primeira edição da Olimpíada de Matemática de Maceió (OM²), programa que irá contemplar alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental matriculados na Rede Municipal de Ensino.
Na ocasião, o vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, falou da importância da iniciativa. “Costumamos tratar a matemática como um fantasma e precisamos desmistificar isso. É por essa razão que destaco a importância deste evento hoje. A matemática é fundamental e transformadora e precisamos passar isso para a nossa juventude”, pontuou Ronaldo Lessa.
O secretário Municipal de Educação, Elder Maia, destacou a grande aceitação da OM² entre os alunos da rede de ensino. Com 9.492 mil estudantes de 30 escolas da Rede Municipal inscritos, a adesão superou as expectativas previamente estimadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
“Tivemos uma adesão significativa e muito importante entre os estudantes e com uma premiação extremamente importante vamos incentivar uma competição saudável, do bom aprendizado e da prática da matemática, que é um dos componentes curriculares mais importantes da trajetória educacional dos estudantes”, ressaltou Elder Maia.
Sob a perspectiva de desmistificar a dificuldade que muitos estudantes costumam ter, a Olimpíada de Matemática busca, também, ensejar a cultura da prática da disciplina entre os estudantes. Esdras Santos, aluno do 9º ano da Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento, se inscreveu na competição por vontade própria e já pensa no futuro.
“Eu busquei me inscrever na Olimpíada por gostar muito de matemática. Espero dar o meu máximo na prova pra ver como está meu desempenho da disciplina. A competição vai ajudar a abrir a minha mente para no futuro eu conseguir resolver questões em concursos públicos e faculdades, é apenas o início”, disse o aluno.
Para Juliane Medeiros, coordenadora geral do Ensino Fundamental e coordenadora da Olimpíada de Matemática, o programa deve funcionar como método para incentivar os estudantes. “Esta ação é uma estratégia para motivar o ensino da matemática com qualidade em nossa rede e consolidar o processo de ensino e aprendizagem em que os conhecimentos matemáticos são de grande importância na formação das competências gerais dos estudantes”, afirmou.
Josealdo Tonholo, reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) esteve no evento e também ressaltou a importância de combater a rejeição dos estudantes com a matemática. “Essa ação é uma forma lúdica de quebrar essa restrição dos alunos à matemática e começar a entender a importância da disciplina no conhecimento das outras ciências e também no seu dia a dia”, disse.
Para o professor de matemática da Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento, Geraldo Ferreira, que participou do comitê elaborador da prova da OM², essa ação é apenas o início de uma longa trajetória na vida dos estudantes.
“A olimpíada é o resultado de um conjunto de ações, onde a prova vai mostrar o resultado do que foi aprendido pelo aluno dentro de sala de aula. Tenho muito orgulho em ver o lançamento deste projeto porque sabemos que é uma semente plantada que resultar em uma grande floresta”.
Últimas notícias

Três pessoas são presas por violência contra a mulher em Maceió

Motociclista é autuado por perturbação do sossego e infrações de trânsito em Igaci
![[Vídeo] De Arapiraca para o mundo: o sonho de viver da música que move o cantor GêSamba](https://img.7segundos.com.br/jCokBIvHxJRBqZC5v20fZbSysTM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/cantor-3.jpg)
[Vídeo] De Arapiraca para o mundo: o sonho de viver da música que move o cantor GêSamba

Vizinho ameaça mulher com faca e profere xingamentos na zona rural de Palmeira dos Índios

Três quilos de cocaína são apreendidos durante operação no Jacintinho

Governador Paulo Dantas lança Programa Ronda no Bairro na Praia do Francês
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
