Crianças de unidades de acolhimento terão programação completa no mês da criança
Ações fazem parte do programa “Mês da Criança – Eu sou o Futuro”
Para celebrar o mês dedicado às crianças, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por intermédio da Coordenação da Criança e do Adolescente, criou o programa “Mês da Criança – Eu sou o Futuro”. As ações vão promover momentos lúdicos e de lazer para crianças, adolescentes e jovens que são acolhidos nas sete unidades de acolhimento institucional de Maceió. A programação vai contar com atividades recreativas que vão estimular as relações sociais e de pertencimento comunitário a meninos e meninas que são assistidos pela secretaria.
A coordenadora dos direitos da criança e do adolescente, Gabrielle Claudino, explicou a iniciativa de criar ações voltadas para a garotada acolhida nas unidades institucionais no mês dedicado às crianças.
“Ao todo atenderemos 83 usuários de sete abrigos da capital. O objetivo é promover um mês inteiro de atividades para crianças e adolescentes que estão nas unidades de acolhimentos de Maceió. O nosso trabalho tem a finalidade de ofertar a alegria atrelada à aprendizagem, proporcionando aos usuários oportunidades de comunicação, momentos de descontração e socialização”, pontua a coordenadora.
Programação
O pontapé inicial das atividades em prol das crianças e adolescentes será na segunda-feira (11), quando acontece o “Dia do Cinema”. A parceria foi feita entre a Coordenação da Criança e do Adolescente, o Maceió Shopping e a rede de cinema Kinoplex. A garotada vai acompanhar a sessão do filme “Patrulha Canina”, com o intuito de promover o entretenimento.
Já na quarta-feira (13), a programação será realizada no “Meu dia de Prefeito… A Maceió que queremos”. A criançada se encontra com o prefeito JHC. Na ocasião, 10 crianças, dentre elas, algumas com necessidades especiais, irão debater e traçar, junto ao gestor do município, políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.
Na quinta-feira (14), as crianças vão participar do Festival de Sabores da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) para saborear os pratos dos chefs de cozinha alagoanos.
Na sexta-feira (15), será a vez do “Dia do Corpo de Bombeiros”. A ação contará com a visita das crianças ao quartel da corporação para conhecer os profissionais e sua rotina de trabalho.
Na semana de 18 a 22 de outubro, será a vez de aproveitar o “Dia do Futebol”, onde os meninos do Acolher, irão conhecer o centro de treinamento do CRB, o Clube de Regatas Brasil.
No dia 18, as crianças irão almoçar no Restaurante Hisbisco e Mar e Cia, e terão um dia de experiência gastronômica.
Na segunda-feira (25), a meninada vai realizar um passeio ecológico no Parque Municipal. O intuito é promover a aproximação dos jovens com a natureza.
O encerramento das atividades será realizado na quarta-feira (27), com um dia de recreação numa chácara para promover a interação entre a meninada.
O secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge, enfatiza a importância de construir ações voltadas para a socialização comunitária das crianças, adolescentes que estão acolhidos nas unidades institucionais ao desenvolver atividades que propiciam a integração dos meninos e meninas com a sociedade. Um exemplo do trabalho integrador da gestão do prefeito JHC ao valorizar e possibilitar a melhoria da qualidade de vida da garotada.
“É de extrema importância debatermos sobre o tema da primeira infância, pontuando também as questões envolvendo crianças e adolescentes. O objetivo desse calendário de atividades é justamente integrar e promover a socialização com ações proativas, pensando em acolher nossos jovens no cenário atual. É pertinente trazermos para a efetivação dos nossos serviços, esse olhar que prioriza a qualidade de vida desses meninos e meninas. Nossa intenção é promovermos mais atividades como essas em futuros eventos”, esclarece o secretário.
Programa de valorização das crianças e adolescentes
Focada em promover a socialização de crianças e adolescentes dos abrigos institucionais, a Diretoria de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos iniciou o Programa de Valorização voltado para meninos e meninas que vivem nas unidades de acolhimento institucional da Assistência Social. A primeira ação ocorreu no dia 28 de agosto, quando 57 crianças e adolescentes das instituições Acolher, Luzinete Soares, Casa Lar e Rubens Colaço assistiram ao espetáculo circence.
Últimas notícias
MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar
Governador afasta secretário de saúde após investigação da PF sobre desvios milionários
Desembargador federal é preso pela PF na 2ª fase da Operação Unha e Carne; Bacellar é alvo de nova busca
Câmara aprova retirada de gastos em educação e saúde custeados pelo Fundo Social do arcabouço fiscal
Farra do INSS: presidente de ONG já foi preso por organização criminosa
Casa do Empreendedor de Arapiraca conquista Selo Ouro do Sebrae em Atendimento
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
