Secretaria de Economia anuncia mudanças na abertura de processos de ITBI
Os pedidos de ITBI devem ser feitos, exclusivamente, pela internet

Os pedidos de emissão do Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) encaminhados à Secretaria Municipal de Economia (Semec) agora devem apresentar, obrigatoriamente, a escritura pública ou o contrato de financiamento do imóvel anexado ao processo. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (13) e visa acelerar os trâmites para a liberação do tributo que incide sobre a compra e a venda de imóveis.
De acordo com a Administração Tributária do órgão, muitos pedidos de ITBI chegam à Secretaria com erros no formulário de solicitação e sem documentos que são essenciais para o andamento do processo e, por isso, demoram a ser liberados. Com a mudança, a expectativa é de que esse atraso diminua.
A medida também determina que, nos casos onde houver a incidência de ITBI, a escritura ou o contrato, além da documentação padrão e obrigatória para o processo, será o único documento aceito para que o órgão conclua a transferência imobiliária, com exceção dos casos judiciais, que independem do Município.
Sem o pagamento do ITBI, o contribuinte não consegue registrar a propriedade no Cartório de Registros e não se torna oficialmente o proprietário do imóvel adquirido até ser feito o pagamento. O pedido de emissão deste tributo deve ser realizado, exclusivamente, pela internet, na plataforma ITBI-e, disponível no Portal do Cidadão.
Os maceioenses também podem ser atendidos presencialmente para receber atualizações sobre os processos em andamento na sede da Semec, de segunda a sexta, das 8h às 14h, na Rua Pedro Monteiro, 47, Centro. Para ser atendido, basta fazer um agendamento no site da Secretaria, na opção “Geral Semec”, e informar o serviço para ITBI no guichê de atendimento no dia e hora marcado.
Últimas notícias

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado

Entregadores por aplicativo protestam na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Paraguai investiga ataque hacker do Brasil, que culpa gestão Bolsonaro

Protagonismo das vereadoras na Câmara de Maceió fortalece a defesa pelos direitos das mulheres

Compras em sites internacionais ficam mais caras, a partir desta terça (1º), em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
