Cultura

FMAC Kids: Ação solidária acontecerá no Eustáquio Gomes neste sábado (16)

O objetivo é conscientizar a necessidade de proporcionar cultura, lazer, esporte e educação de qualidade às crianças

Por 7Segundos com Na Mira da Notícia 14/10/2021 20h08
FMAC Kids: Ação solidária acontecerá no Eustáquio Gomes neste sábado (16)
O evento contará com a apresentação do grupo infantil Banda Afro Dendê - Foto: Daniel Marinho/Ascom FMAC

Em comemoração ao Dia das Crianças, será realizada uma ação solidária, chamada FMAC Kids, que irá levar diversos atrativos e serviços para Campo do Açude, no Conjunto Eustáquio Gomes de Melo, neste sábado (16). Em entrevista ao Na Mira da Notícia, a presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mirian Monte, falou mais sobre a necessidade de conscientizar a população da necessidade de as crianças terem acesso à cultura, lazer, esporte e educação de qualidade.

Mirian Monte pontua que a ação ocorrerá em “uma área de vulnerabilidade social e está em consonância com a Constituição e com o Estatuto da Criança e do Adolescente”.

O evento será de 14h às 18h e contará com apresentações culturais como a de coco de roda. “Essas manifestações culturais são fortes no bairro e em vários outros bairros da cidade. O Eustáquio Gomes tem grandes lideranças culturais e que, também, atuam constantemente no cenário cultural de Maceió e de Alagoas”, enfatizou.

Outra atração será o grupo afro infantil Banda Dendê, que “levará incentivo às outras crianças para desenvolverem seus talentos musicais e artísticos”. Também terá o ballet infantil Azul Turquesa, que é da quadrilha junina Raio de Luz.

Ainda será feita uma apresentação de ‘Detetives do Prédio Azul’: “é um filme infantil que estaremos reproduzindo lá”.

Além das apresentações culturais, o evento também contará com uma equipe para fazer cortes de cabelo; brinquedos, como pula-pula; e carrinhos de pipoca e algodão doce. “Vai ser bem animado. A criançada vai ficar muito feliz”, garante a presidente da FMAC.

Monte explica que o local selecionado para a realização da ação se deu, não só por ser uma região de vulnerabilidade social, mas também porque possui inúmeros agentes culturais. “A FMAC tem estado de portas abertas, escutando a comunidade, e buscando atender as demandas. (...) A gente, a partir de agora, estaremos começando a percorrer a cidade inteira. Temos editais que já estão sendo finalizados, já com os resultados lançados”, disse.

Outra ação realizada pela fundação será a ‘Folguedos Por Todos Os Cantos”: “vamos levar para seis bairros de Maceió, sendo eles o Jacintinho, o Benedito Bentes, Vergel, Osman Loureiro, Ponta Verde e Jatiúca”.

“O nosso intuito é circular a cidade. Dessa vez já fizemos ação no Vergel, agora iremos para o Eustáquio Gomes e assim vamos percorrendo toda a Maceió, levando cultura, incentivando, estimulando e, sobretudo, escutando a população”, finalizou.