Novo sistema de ônibus em Maceió funcionará completamente até o final do ano
População não precisa se apressar para trocar Cartão Bem Legal
A Prefeitura de Maceió utilizou as suas redes sociais na manhã desta terça-feira (19) para alertar a população sobre a chegada do Vale de Mobilidade Urbana (Vamu) na capital. Até o final do ano, 100% dos ônibus serão contemplados com o novo serviço.
De acordo com o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), André Costa, inicialmente a população poderá continuar utilizando o Cartão Bem Legal normalmente.
“Como a gente está em uma frase de transição, você que tem o cartão antigo, chamado Cartão Bem Legal, esse cartão vai continuar valendo. Você não precisa correr para trocar o cartão, os créditos que você já tem nele poderão ser utilizados também nos novos validadores, a diferença é que a partir de agora você pode começar a fazer a recarga pelo aplicativo do Vamu Maceió”, explicou.
O aplicativo do novo sistema Vamu Maceió já pode ser baixado e já se encontra disponível para usuários dos sistemas operacionais Android e iOS. As recargas também podem ser feitas pelos aplicativos Recarga Play, Rede Ponto Certo, Qiwi e o CittaMobi. A novidade da vez, oferecida somente pelo aplicativo Vamu, é que os valores depositados caem imediatamente.
Além disso, conforme alertou o superintendente, a previsão é que até o final do ano toda a frota de ônibus municipais que rodam em Maceió utilizará o novo sistema.
“A previsão é que até o final deste ano 100% da frota de Maceió já esteja utilizando o Vamu mobilidade. O cartão antigo continuará funcionando indefinidamente, enquanto você tiver e colocar novos créditos, você vai poder utilizá-lo. Depois você troca quando bem entender, quando quiser, ou no caso de você perder ou ter o cartão extraviado, você já vai ser o cartão no modelo do Vamu Maceió”, explicou.
Outra novidade também oferecida pela Prefeitura de Maceió será o pagamento da passagem de ônibus por QR Code e também por cartões de débito, crédito e carteiras digitais por aproximação com celulares e smartwatches.