TRE concede urnas eletrônicas para eleições presidenciais da OAB/AL
Pedido da concessão das urnas foi feito pelo presidente Nivaldo Barbosa
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Otávio Leão Praxedes, recebeu na manhã desta sexta-feira (15), em seu gabinete, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas, Nivaldo Barbosa. Durante o encontro, houve a solicitação ao TRE/AL da cessão de urnas eletrônicas para utilização nas eleições da OAB/AL, agendada para o dia 19 de novembro do corrente ano.
O ouvidor regional eleitoral, desembargador eleitoral Eduardo Campos Lopes, o juiz auxiliar da Presidência, Hélio Pinheiro Pinto, e o advogado Manoel Félix participaram da reunião, que também contou com a presença da equipe técnica da OAB responsável pela logística do pleito.
Considerando que o pedido encontra-se respaldado na Resolução nº 22.685/2007 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estabelece normas para cessão de urnas em eleições parametrizadas, o requerimento da OAB/AL foi atendido pelo presidente do Tribunal, o qual ressaltou que, “de acordo com o art. 133 da Constituição Federal e a Lei Federal nº 8.906/1994, o advogado é indispensável à administração da justiça e a OAB, além de colaborar para a lisura e segurança do processo eleitoral, procura atuar no sentido de defender os direitos humanos e a ordem jurídica do Estado democrático de direito”.
O desembargador Otávio Leão Praxedes ainda ressaltou que a cessão das urnas tem a vantagem de difundir os serviços desenvolvidos pela Justiça Eleitoral e facilitar a livre manifestação da comunidade, ressaltando a existência de “enorme respeito da Presidência do TRE/AL pela instituição OAB, a admiração pelo presidente da seccional, dr Nivaldo Jatobá e a importância da atuação do advogado no sistema de Justiça”.
“Estimamos que cerca de treze mil advogados participarão desta eleição e, em razão disto, é muito importante, para a OAB de Alagoas, esta parceria com o TRE para a utilização das urnas eletrônicas, por ser um instrumento que demonstra toda a tecnologia, transparência e autenticidade do processo eleitoral brasileiro”, explicou o presidente da OAB/AL, Nivaldo Barbosa.
Veja também
Últimas notícias
Dez são presos por violência contra mulher e estupro em Maceió e Região no fim de semana
Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Educação de Maceió convoca mais de 200 aprovados no PSS para reforço da rede municipal
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
