Alagoas anuncia distribuição mensal de kits menstruais para alunas da rede estadual
Projeto beneficiará mais de 22 mil adolescentes em situação de vulnerabilidade social

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vai promover a distribuição gratuita e mensal de absorventes íntimos para estudantes da rede estadual. A medida foi anunciada na última quinta-feira (14) durante visita do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), e do secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, aos municípios de Santana do Ipanema, São José da Tapera e Traipu para assinatura de ordens de serviço do programa Creches Cria.
A proposta é que mais de 22 mil estudantes da rede estadual entre 13 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, recebam kits de material higiênico compostos por absorventes, lenços umedecidos descartáveis e sabonetes íntimos líquidos. A medida já foi aprovada pela Procuradoria Geral do Estado de Alagoas (PGE) e agora retorna para início da licitação e posterior contratação da empresa responsável pelo fornecimento dos kits. A estimativa é que a iniciativa entre em vigor ainda esse ano.
A instituição da medida já vinha sendo tratada internamente pela Seduc anteriormente à Lei 8.478, sancionada por Renan Filho, que reforça as diretrizes para a política pública Liberdade para Menstruar, cuja finalidade é “conscientizar sobre a menstruação e a universalização do acesso a absorventes higiênicos”.
“Dados da Unicef mostram que a pobreza menstrual é um dos principais motivos que fazem com que nossas jovens percam aulas, muitas vezes levando-as a evadir da escola. Essa é uma política pública essencial e que trará dignidade para as nossas adolescentes em situação mais vulnerável. Esse é um projeto prioritário do governador Renan Filho, estamos dando a máxima celeridade para que ele entre em vigorar o mais rápido possível”, pontua o secretário do Estado Educação, Rafael Brito.
Últimas notícias

Sepex 2025 está com inscrições abertas até o dia 30 de julho

Uneal discute capacitação em primeiros socorros com base na Lei Lucas

Prefeito Petrúcio Barbosa participa do lançamento da obra do VLT em Arapiraca ao lado de autoridades nacionais

Acusado de matar Thalita Borges vai a júri popular nesta terça-feira (8), em Arapiraca

Uncisal abre seleção para Transferência, Reopção e Equivalência em cursos superiores de tecnologia

Acusado de matar namorada enquanto ela dormia é condenado a 17 anos de prisão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
