Supermercados podem exigir pagamento antecipado para a compra de carne? Procon Maceió tira dúvidas
Consumidores estão sendo obrigados a pagar para ver o produto
Supermercados e estabelecimentos comerciais de todo o país estão adotando uma política de vendas polêmica. Nos últimos dias, pessoas de todo o país estão relatando estarem sendo obrigadas a pagarem pelos produtos antes mesmo de poder vê-los.
Em Maceió, essa prática considerada abusiva e vexatória já foi registrada no bairro do Benedito Bentes, localizado na parte alta da capital, onde os consumidores estariam sendo constrangidos.
De acordo com o diretor do Procon Maceió, Leandro Almeida, o código de defesa do consumidor garante o direito de se poder ver o produto antes de comprá-lo.
“Nosso entendimento pautado pelo código de defesa do consumidor, é que o consumidor tem direito a ter toda a informação necessária e prévia sobre os produtos em que venha a ter interesse em adquirir, incluindo preço, como e para que funciona, se tem ou oferece algum risco e inclusive lei estadual específica", disse.
Até o momento, a exigência do pagamento antes de poder ver o produto tem sido registrada somente na compra de alimentos, contudo, mesmo que viesse a ocorrer na venda de demais produtos, Leandro explica ser direito do consumidor poder avaliá-lo de antemão.
“No caso de produtos eletroeletrônicos, é preciso ter um produto para o consumidor testar antes de exercer a compra. Qualquer um destes direitos mencionados, sendo desrespeitados, o consumidor deve delatar ao Procon, e evitar comprar em lojas que retirem o livre direito de escolha do consumidor, e ainda utilizam desta prática de falta de transparência com o consumidor”, finalizou.
Caso algum consumidor venha a flagrar essa prática em estabelecimentos comerciais em Alagoas, a sua denúncia ao Procon pode ser feita pelo número de telefone 151, das 8h às 16h.
Últimas notícias
Lei de Leonardo Dias assegura liberdade religiosa nas escolas de Maceió
Vela acesa provoca incêndio e destruição de casa no bairro Chã de Bebedouro
Homem morre baleado com sete tiros dentro de casa no município de Rio Largo
Cantora Gospel Maria Marçal relata tentativa de assalto no Rio antes de embarcar para show em Alagoas
Homem foge para terreno baldio ao ver polícia e é flagrado com facão no Agreste de AL
Moraes autoriza que familiares visitem Bolsonaro e aliados na prisão
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
