Supermercados podem exigir pagamento antecipado para a compra de carne? Procon Maceió tira dúvidas
Consumidores estão sendo obrigados a pagar para ver o produto

Supermercados e estabelecimentos comerciais de todo o país estão adotando uma política de vendas polêmica. Nos últimos dias, pessoas de todo o país estão relatando estarem sendo obrigadas a pagarem pelos produtos antes mesmo de poder vê-los.
Em Maceió, essa prática considerada abusiva e vexatória já foi registrada no bairro do Benedito Bentes, localizado na parte alta da capital, onde os consumidores estariam sendo constrangidos.
De acordo com o diretor do Procon Maceió, Leandro Almeida, o código de defesa do consumidor garante o direito de se poder ver o produto antes de comprá-lo.
“Nosso entendimento pautado pelo código de defesa do consumidor, é que o consumidor tem direito a ter toda a informação necessária e prévia sobre os produtos em que venha a ter interesse em adquirir, incluindo preço, como e para que funciona, se tem ou oferece algum risco e inclusive lei estadual específica", disse.
Até o momento, a exigência do pagamento antes de poder ver o produto tem sido registrada somente na compra de alimentos, contudo, mesmo que viesse a ocorrer na venda de demais produtos, Leandro explica ser direito do consumidor poder avaliá-lo de antemão.
“No caso de produtos eletroeletrônicos, é preciso ter um produto para o consumidor testar antes de exercer a compra. Qualquer um destes direitos mencionados, sendo desrespeitados, o consumidor deve delatar ao Procon, e evitar comprar em lojas que retirem o livre direito de escolha do consumidor, e ainda utilizam desta prática de falta de transparência com o consumidor”, finalizou.
Caso algum consumidor venha a flagrar essa prática em estabelecimentos comerciais em Alagoas, a sua denúncia ao Procon pode ser feita pelo número de telefone 151, das 8h às 16h.
Últimas notícias

Atalaia é destaque no Vale do Paraíba com Curso de Formação da Guarda Municipal

Criminoso armado com peixeira aborda estudantes no bairro do Poço, em Maceió

Prefeitura de Maceió interdita parque de diversão irregular na parte alta da capital

Carlinhos Maia provoca rumores de reconciliação com ex nas redes sociais

Cibele Moura apresenta projeto de lei para proteger mulheres grávidas nos cursos de formação militar

Prefeitura realiza, nesta quinta (16), 2º sorteio do IPTU Premiado 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
