Outubro Rosa: unidades mobilizam usuárias com ações de prevenção
Serviços disponibilizam atendimentos médicos e odontológicos, testes rápidos e até cuidados com a beleza

Para atender ao chamamento da campanha anual do Outubro Rosa e despertar o público feminino para os cuidados preventivos contra o câncer de mama, as unidades de saúde do município continuam a mobilizar suas equipes e a promover inúmeras ações nas comunidades de suas áreas de abrangência.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Tenório Lins, situada no Conjunto José Tenório, parte do atendimento desta semana foi direcionado à intensificação das ações de promoção à saúde da mulher, que tiveram destaque durante todo este mês. No último dia 18, Dia D do Outubro Rosa da unidade, a programação teve início com a palestra “Saúde Integral da Mulher”, ministrada pela clínica geral, Dra. Silvana.
Na atividade, foram realizados atendimentos clínicos, citologias, encaminhamentos para mamografia, testes rápidos, aplicação de flúor, verificação de pressão arterial, palestras educativas, avaliação antropométrica e oficinas de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.
“E enquanto as usuárias aguardavam pelos cuidados preventivos e orientações, também foram agraciadas com a apresentação de um saxofonista, sessão de beleza com maquiadora, lanche coletivo e sorteio de brindes”, destacou o gerente José Carlos Neto.
UBS Walter de Moura Lima
Focada em destacar a importância do autocuidado como medida preventiva para o diagnóstico precoce do câncer de mama, a UBS Walter de Moura Lima promoveu o Dia D do Outubro Rosa com as ações voltadas à saúde da mulher, como a realização de consultas e citologias, encaminhamento para mamografias, testes rápidos e palestras abordando diversos temas, entre eles a importância do autoexame.
“Toda a nossa equipe está mobilizada nas ações, disseminando as informações da campanha para que as usuárias estejam cada vez mais conscientes e ao detectarem qualquer sintoma, busquem um diagnóstico precoce”, ressaltou Karla Andrea, gerente da unidade.
PAM Dique Estrada
No PAM Dique Estrada, situado no Vergel do Lago, a movimentação não foi diferente e também mobilizou as usuárias do serviço. No local, foi feito não só o atendimento na área da saúde da mulher, mas realizadas orientações especializadas, a exemplo da palestra sobre a importância do autoexame e das consultas de rotina com ginecologista, para prevenir o câncer de mama, ministradas pelas médicas Shiarllys Souza e Aline Toledo.
“Reforçamos essa temática durante todo este mês, mas o cuidado com a saúde e qualidade de vida das mulheres que procuram o atendimento é incentivado no cotidiano da atenção básica aqui na unidade”, salienta Angélica Ramos, que está à frente da gerência do PAM.
Últimas notícias

Secretaria de Saúde de Penedo promove vacinação contra a gripe no próximo sábado, 26

Acidente gravíssimo deixa dois mortos na BR-316, em Pindoba

Prefeitura de Arapiraca realiza doação de mais de 1 mil leites arrecadados durante Bloco Tô Seguro

1ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora acontece nesta quinta (24) em Palmeira

Atriz de Ó Paí Ó realiza curso de atuação gratuito em Arapiraca nesta segunda (28)

Micro-ônibus perde freios e atinge poste e veículos na Ladeira dos Martírios, Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
