Tecnologia

Empreendedores entram no universo dos smartphones para conquistar clientes

A procura por treinamento nessa área aumentaram nos últimos meses

Por Marcos Filipe Sousa 24/10/2021 08h08
Empreendedores entram no universo dos smartphones para conquistar clientes
Compras vias smartphones são a tendência do momento - Foto: Reprodução/De Olho No Mercado

A maioria dos consumidores utiliza o celular como único canal de compras on-line. Segundo estudo realizado pela MeSeems/MindMiners a pedido do Google, o número de brasileiros que consomem exclusivamente dessa forma chega a 62%. De olho na tecnologia que trouxe facilidades durante a pandemia, empreendedores maceioenses estão procurando se especializar no formato e na linguagem dos smartphones.

Ana Carolina Ávila é analista de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas e explicou como os micro e grandes empresários devem se preparar para essa era.

Segundo ela, é preciso aprimorar a experiência de seus clientes no ambiente digital, por meio da simplificação dos processos no momento da compra, como o investindo em novos canais digitais para que eles tenham inúmeras opções de fechar uma compra.

“Aprendendo como ele pode utilizar melhor sua força de vendas no ambiente online. Melhorando seu planejamento de presença digital, criando conteúdos mais relevantes, melhorando seu desempenho comercial e tendo uma imagem mais atual, buscando capacitação constante para que tenham sempre uma presença digital com mais engajamento”, são outros exemplos expostos.

Perguntamos a Ana Carolina se essa transformação é algo novo em Alagoas. Ela explicou que somente após a pandemia, as ações foram intensificadas em função da necessidade dos empresários de se reposicionarem frente aos novos desafios do mercado.

“Nos últimos anos acompanhamos um crescimento expressivo de empresas nos procurando para melhorarem sua presença digital, desenvolverem plataformas de vendas e aprimorarem suas redes sociais”.

A analista explicou que os empreendedores devem ficar atentos ao mercado e procurar se destacar nas redes sociais, oferecendo uma boa experiência para seus clientes, e as novidades que mudam constantemente.

Veja as vantagens da experiência online:

- Oferecer aos consumidores online uma experiência mais agradável e, como consequência, impactar as vendas;

- Facilidades em encontrar o produto que deseja, pesquisar preço, solicitar o pedido e concluir o pagamento

- Definição de um posicionamento para a marca;

- Autoridade no segmento;

- Fidelização de clientes;

- Credibilidade;

- Monitoramento do público, etc.

Os empreendedores devem ficar atentos a:

- Mais investimento para a empresa fazer. Mas é um investimento necessário, uma vez que deverá investir em plataformas digitais com otimização do design para que os usuários tenham uma ótima experiência e;

- Retorno dos resultados, considerando que há necessidade de fazer um investimento em conteúdo, mas a conversão não é imediata; e

- Os empresários, também, precisam se dedicar a uma nova função na empresa que exige muito esforço. Caso não haja uma presença digital relevante não há possibilidade de conversão.