Cultura

Maceió terá primeiro festival gratuito voltado à cultura nerd do Nordeste

Praça Multieventos recebe, nos dias 30 e 31 de outubro, o primeiro festival voltado para o segmento na cidade

Por Ascom FMAC 24/10/2021 18h06
Maceió terá primeiro festival gratuito voltado à cultura nerd do Nordeste
Maceió terá primeiro festival gratuito voltado à cultura nerd do Nordeste - Foto: Ascom FMAC

Nos dias 30 e 31 de outubro acontece o primeiro “Festival da Cultura Nerd”, na praça Multieventos, na Pajuçara. O evento, que vai ser apoiado pela Prefeitura de Maceió, é o primeiro festival gratuito do Nordeste voltado ao público. A estimativa de público é de mais de dez mil pessoas.

O evento, que ocorrerá em ambos os dias das 15h às 22h, vai reunir os treze segmentos culturais que compõem a cultura nerd: Role Playing Game (RPG), cosplay, k-pop, produtores de conteúdo, artistas visuais, swordplay, otaku, literatura, jogos de tabuleiro, clubes sociais, música, gamers e empresas.

O festival, que será gratuito, é uma parceria entre a Associação Alagoana da Cultura Nerd (AACN) e a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), mas conta também com o apoio de outras associações e empresas privadas.

Todas as apresentações do “Festival da Cultura Nerd” vão ser realizadas por artistas alagoanos e separadas em arenas temáticas dentro do local. Entre as atrações, haverão torneio de gamers, campeonatos de k-pop, concursos de cosplay, mesas de RPG, jogos de tabuleiro, exposição de quadrinistas, batalha de Just Dance, sala de imprensa, momento otaku e diversos criadores de conteúdo em palco, além de lojas voltadas para o público nerd.

“Os treze segmentos da cultura nerd têm se organizado, criando associações, realizando conferências e articulando políticas públicas que proporcionem o engajamento da juventude e que abram espaços para a cultura, o turismo, o esporte e o lazer. Com esse apoio da Prefeitura, estamos levando para o público de forma gratuita um grande evento que, com certeza, entrará para o calendário cultural turístico da cidade “, destacou Mirian Monte, presidente da FMAC.

Para o presidente da AACN, Jefferson Diniz, o crescimento desse cenário é tendência mundial e Alagoas não poderia ficar de fora. “Já ficamos escondidos por muito tempo, é hora do mundo saber quem somos. A chave mudou, o que antes era tratado como ‘esquisito’, agora é visto como tendência. A cultura nerd está em seu melhor momento”, declarou Diniz.

Todas as informações sobre as arenas que serão montadas para o festival e o cronograma das atrações pode ser conferido no site da Associação Alagoana da Cultura Nerd.