Pessoas com doenças crônicas devem redobrar cuidados com a saúde bucal
Uso frequente de medicamentos pede atenção especial dos pacientes
Cuidar da saúde da boca é tão importante quanto cuidar da saúde do corpo e da mente. A higiene bucal diária é fundamental para manter os dentes e gengivas saudáveis. Mas, o que muitos ainda desconhecem, é que existem alguns fatores que podem favorecer o aparecimento de doenças como gengivite e periodontite. Neste caso, todo cuidado é pouco para evitar complicações à saúde.
No Dia do Dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal, datas comemorativas importantes que são celebradas nesta segunda-feira (25), o cirurgião-dentista do Sistema Hapvida Maceió, Cristiano Domingos, faz uma alerta: é preciso ter atenção redobrada com a saúde bucal dos pacientes com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial.
IBGE: doenças crônicas afetam 52% dos brasileiros
Conhecidas também como “doenças de longa duração”, as doenças crônicas geralmente acompanham o indivíduo durante toda a vida. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 52% das pessoas possuem algum tipo de doença crônica no país.
Domingos explica que esses pacientes necessitam visitar o dentista com regularidade. É que o uso frequente de medicações pode gerar quadros de hipossalivação, quando ocorre a redução do fluxo salivar, e, em alguns casos, até alterações no paladar. Úlceras, inflamações na língua, sensação de gosto metálico ou ressecamento na boca e crescimento gengival também são sintomas relatados.
“Pessoas com diabetes, por exemplo, devem estar com a doença controlada, pois o descontrole da glicemia favorece o desenvolvimento de focos de infecção na boca”, complementa.
Tratamento adequado e seguro
Para garantir um tratamento dentário adequado e seguro, o cirurgião-dentista do Sistema Hapvida Maceió afirma que é imprescindível estabelecer uma relação de confiança entre o profissional e o paciente.
“É aconselhável conversar com o dentista e avisar sobre doenças pré-existentes e sobre seu estado geral de saúde. Em alguns casos, além da anamnese, também se faz necessário solicitar exames complementares, especialmente em procedimentos odontológicos que envolvam cirurgias e raspagens profundas”, destaca.
Para o profissional, a garantia do bem-estar passa, obrigatoriamente, pela prevenção.
“A regra de ouro é manter uma higiene oral impecável todos os dias, o que inclui escovar os dentes após as refeições, usar o fio dental e realizar a limpeza da língua. Além disso, também é preciso ficar atento aos sinais que podem indicar a presença de doenças, como gengiva avermelhada, inchada ou dolorida, perda ou quebra de dentes e aftas que não cicatrizam”, finaliza.
Últimas notícias
Durante entrega da duplicação da AL-110 Luciano Barbosa engrandece parceria com Paulo Dantas e Renan Filho
Renan Filho anuncia construção de dois viadutos para desafogar trânsito em Arapiraca
Durante agenda em Arapiraca, governador anuncia reforço histórico na Polícia Civil
Durante solenidade, Renan Filho anuncia início dos testes do VLT de Arapiraca
Renan Filho anuncia construção do Hospital da Mulher em Arapiraca
[Vídeo] EUA: brinquedo para e passageiros ficam presos a 80 m de altura
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
