Política

Lira defende Auxílio Brasil temporário e diz que programa 'vai ferir um pouco o teto'

Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), saiu em defesa da proposta que revoga o Bolsa Família

Por g1 25/10/2021 12h12
Lira defende Auxílio Brasil temporário e diz que programa 'vai ferir um pouco o teto'
Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na Conferência da Datagro sobre Açúcar e Etanol, em São Paulo, nesta segunda, 25 de outubro - Foto: TV Globo

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta segunda-feira (25) o Auxílio Brasil, programa criado pelo governo federal para substituir o Bolsa Família.  Ele afirmou que a proposta fere "um pouco" o teto de gastos, mas considera necessária para conter os efeitos da crise provocada pela pandemia no país.

Ele também voltou a criticar o Senado por ainda não ter colocado em votação o projeto que altera as regras do imposto de renda. Segundo Lira, este é um dos motivos porque o governo não conseguiu o orçamento necessário sem ultrapassar o teto.

"Precisamos criar esse programa temporário, esse programa vai ferir um pouco o teto, como feriu ano passado, com a PEC da guerra nós ultrapassamos o teto em 700 bilhões de reais. Esse ano, se a conversa fosse clara, de 30 ou 40 bilhões, isso nada impactaria as finanças de um país que tem uma arrecadação de mais de 200 bilhões", disse Lira.

O presidente da Câmara esteve em São Paulo nesta manhã para participar da 21ª Conferência Internacional da Datagro sobre Açúcar e Etanol.

Na avaliação de Lira, a elevação do teto de gastos é a alternativa para obter os recursos necessários para viabilizar o programa.

O teto de gastos foi proposto em 2016 pelo então presidente Michel Temer, quando a área econômica era chefiada por Henrique Meirelles. Com a aprovação da proposta de emenda à Constituição pelo Congresso, o mecanismo começou a valer em 2017.

O tema voltou a ser discutido porque o governo Bolsonaro propôs alterar as regras, parcelando precatórios, por exemplo, como forma de tentar  abrir espaço para novas despesas, como o pagamento do novo programa social do governo, o Auxílio Brasil.