Comércio espera que consumo das famílias aumente no final do ano
Indicador subiu 2,9%, em outubro, e deve subir ainda mais puxado pela Black Friday, pelo 13º terceiro e pelo período natalino
A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) aponta que, em Maceió, este indicador teve crescimento de 2,9%, em outubro, chegando a patamares registrados no início deste ano. O levantamento foi realizado pelo Instituto Fecomércio AL em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Essa trajetória recoloca a intenção de consumo no ritmo do crescimento.
Além de refletir o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a consequente flexibilização no distanciamento social, fazendo com que as pessoas frequentem mais ambientes externos ao lar e ao trabalho, esse movimento de alta caracteriza o final de ano, como explica Victor Hortencio, assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL). “Os últimos meses são marcados pela Black Friday e pelo período natalino, trazendo uma movimentação maior ao comércio devido à injeção do 13º salário e à contração de trabalhadores temporários; comportamento consolidado e visto todos os anos”, afirma.
Ainda de acordo com o levantamento, a maioria dos subíndices seguiu a tendência de recuperação, o que cria uma perspectiva otimista de continuidade de crescimento do consumo até o final de dezembro, gerando uma expectativa de que chegue a uma média próxima dos 100 pontos no decorrer desse período.
O único subíndice que teve variação negativa foi o de Perspectiva Profissional, com queda de 0,3%. Mas vale lembrar que essa variação é de pouca expressão ou de baixo impacto do ponto de vista percentual, recaindo em um subindicador que se baseia em questões subjetivas como promoções, comissões sobre vendas, crescimento da carreira e outras situações.