Brasil

Estado do Rio de Janeiro flexibilizará uso de máscara em local aberto

Estado do Rio de Janeiro flexibilizará uso de máscara em local aberto

Por Agência Brasil 27/10/2021 16h04
Estado do Rio de Janeiro flexibilizará uso de máscara em local aberto
Centro no Rio de Janeiro - Foto: Tomaz Silva - Agência Brasil

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro vai sancionar hoje (27) a lei que regula o uso de máscaras de proteção facial no estado. A decisão será publicada no Diário Oficial de amanhã (28).

Após a sanção, a Secretaria de Estado de Saúde publicará, também nesta quinta-feira, recomendação aos municípios que deverão seguir os critérios de distanciamento social, ambiente aberto e fechado, percentual de vacinação da população, realização de eventos-teste, além de outros critérios para a flexibilização do uso das máscaras.

“A flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos é motivo de celebração. Mais de um ano e meio após o decreto de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia [de covid-19], esta medida representa um importante salto para a vitória do  estado e do povo fluminense sobre o vírus”, disse, em nota, o governador.

Segundo Castro, o estado encontra-se atualmente no cenário de baixo risco de contaminação de covid-19 em todas as regiões devido à agilidade na distribuição das vacinas aos municípios. “Para que a luta contra a covid-19 seja vencida  definitivamente, peço que todos continuem seguindo as orientações das autoridades sanitárias”, afirmou.