Seagri lança Módulo Irrigado de Produção e Aprendizagem nesta sexta (29)
Governador Renan Filho fará o lançamento na 71ª Edição da Expoagro
Durante a 71ª edição da Expoagro Alagoas, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL), através do Governo de Alagoas, lançará o MIPAs (Módulo Irrigado de Produção e Aprendizagem).
Por meio da irrigação e do manejo agroecológico, o novo programa da Seagri-AL tem o intuito de garantir safras prósperas aos agricultores residentes no Alto Sertão.
O MIPAs é uma estratégia metodológica de construção do conhecimento sobre os diversos temas ligados à técnica do sistema de irrigação e do manejo agroecológico de hortaliças, frutíferas e forragens.
Ao todo, 200 famílias de agricultores em 26 comunidades rurais dos municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi e Olho D’Água do Casado serão beneficiadas no projeto.
Com isso, o MIPAs vai angariar na geração de emprego e renda e na produção de alimentos sem o uso de insumos químicos. Já os produtos cultivados no âmbito do projeto terão uma qualidade e valor agregado de grande potencialidade no mercado de produtos orgânicos e agroecológicos.
Esse instrumento de produção e aprendizagem permite que a assessoria técnica trabalhe, junto às famílias, todos os conceitos de montagem e manejo do sistema de irrigação, manejo da fertilidade dos solos, manejo ecológico de insetos-praga e manejo dos diversos cultivos, chegando até a gestão da produção e comercialização nas feiras agroecológicas.
O projeto é resultado da parceria do Governo de Alagoas, através da Seagri e do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola - FIDA (agência da Organização das Nações Unidas - ONU), Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), instituição que tem como outorgante a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e tem potencial de se tornar referência no desenvolvimento rural sustentável do Alto Sertão.
Para executar o MIPAs, o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) disponibilizou o recurso de R$ 5.973.706,22. O prazo de execução do projeto é outubro de 2022.
Capacitações
Serão realizados cinco módulos de capacitação no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, no município de Piranhas, voltados para técnicos e prefeituras alagoanas, com turmas de 20 pessoas e carga horária de 40 horas.
Além disso, mais 20 cursos de capacitação voltados para os agricultores familiares, contemplados no projeto, com turmas de 20 pessoas e carga horária de 40 horas.
SERVIÇO
Lançamento do Módulo Irrigado de Produção e Aprendizagem (MIPAs)
Data: 29/10/2021
Local: Parque da Pecuária- Maceió/AL
Horário: 14h
Últimas notícias
Papa Leão XIV pede aos EUA leis que protejam a vida "da concepção à morte"
Tenente da Rota irmão de Eloá segue estável: "Lutando bravamente"
Papagaio é encontrado vivo sob escombros dos terremotos na Venezuela
Ricardo Amorim destaca Maceió como exemplo de força econômica no Brasil
Deputado Ricardo Nezinho destaca chegada do Programa Ronda no Bairro como reforço à segurança de Arapiraca
Do peso ao vício: os múltiplos efeitos das canetas emagrecedoras
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
