Cultura

1º Festival da Cultura Nerd: Presidente da FMAC detalha atrações e expectativas para evento

O festival gratuito será realizado no sábado (30) e domingo (31) na Praça Multieventos, na Pajuçara, das 15h às 22h

Por 7Segundos com Na Mira da Notícia 29/10/2021 19h07 - Atualizado em 29/10/2021 19h07
1º Festival da Cultura Nerd: Presidente da FMAC detalha atrações e expectativas para evento
Maceió terá primeiro festival gratuito voltado à cultura nerd do Nordeste - Foto: Divulgação/Ascom FMAC

Neste final de semana, no sábado (30) e domingo (31), acontecerá o 1º Festival da Cultura Nerd de Maceió. O evento gratuito, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió com a Associação Alagoana da Cultura Nerd (AACN), será realizado na Praça Multieventos, no bairro da Pajuçara, parte baixa da capital.

Em entrevista ao Na Mira da Notícia, a presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mirian Monte, destacou que o festival será, não só o primeiro de Maceió, como também, o primeiro da região Nordeste e que o feriado prolongado pode ser um aliado para impulsionar a presença do público.

Devido ao avanço da cultura tecnológica, que se fez cada vez mais presente na vida da população ao longo deste período pandêmico, a presidente considera a cultura nerd como o ‘futuro’. “Nós faremos um parque temático voltado para essa cultura que só tende a crescer no mundo, inclusive com essa difusão de tecnologia que estamos todos compartilhando deste momento”, ponderou.

O evento começará às 15h e terminará às 22h, tanto no sábado, quanto no domingo, e será repleto de atrações, como cosplayers, arena de jogos, campeonato de Free Fire, fit dance, apresentação de k-pop, espaço de literatura e food park.

A expectativa de público é de, no mínimo, 10 mil pessoas, de acordo com Mirian Monte. Mesmo com o avanço da vacinação no município, ela garante que “todos os cuidados serão tomados em virtude da pandemia, observando o limite [de público]”.

“Existe uma Lei Municipal que diz que o Dia da Cultura Nerd precisa ser celebrado, faz parte do calendário oficial do município. Então, é interessante saber que Maceió está esse passo na frente, abraçando todas as manifestações e compreendendo a diversidade cultural, apoiando, comentando, incentivando, difundindo e permitindo, também, que a sociedade civil interaja e participe ativamente”, pontuou.

Caravanas de vários municípios e estados próximos virão à capital alagoana para participar e prestigiar o 1º Festival da Cultura Nerd do Nordeste.

A presidente da FMAC ainda elogiou os esforços dos componentes para que este evento seja realizado. “Eu tenho certeza que Maceió irá dar um passo gigante nesse segmento cultural”, finalizou.