Rede Antena 7 entrevista candidato à presidência da OAB/AL Vagner Paes
Dr. Vagner Paes compõe a Chapa 2: OAB arretada com Natalia Von Sohsten
O candidato para à presidência da Ordem dos Advogados de Alagoas (OAB/AL), Dr. Vagner Paes, foi o convidado do programa Antena Manhã desta quinta-feira (4) e na ocasião falou sobre as suas propostas para ocupar o cargo.
Apesar de possuir críticas sobre a atuação da gestão, o candidato da Chapa 2: OAB arretada, afirmou não se ver enquanto oposição, mas sim como uma nova alternativa.
“Nós não nos colocamos como uma chapa de oposição, eu prefiro o termo renovação, nós somos um grupo jovem e novo que entrou na última gestão com o objetivo de oxigenar, porque o atual grupo já estava há nove anos na Ordem e quando chegou no momento de definir as eleições, nós entendemos que haveria uma divergência. É preciso oxigenar”, afirmou.
Como é de costume no período eleitoral da OAB, as chapas costumam conversar com o presidente da casa em busca de apoio. Contudo, dessa vez, a mão não foi estendida para a Chapa.
“As conversas tratativas são próprias da política, mas é salutar para a democracia, para que haja também o debate, que haja o enfrentamento de ideias. O presidente Nivaldo, que é uma pessoa de nossa estima, ele infelizmente optou por continuar com o grupo que está há nove anos na ordem, que já teve a oportunidade, ao nosso sentir, poderia ter feito o que está prometendo agora e não fez”, respondeu Vagner.
Diversidade
Questionado se a escolha da sua candidata a vice-presidente Natalia Von Sohsten foi feita de forma estratégica, Vagner respondeu se tratar na verdade de uma escolha feita de forma democrática, através de escuta.
“Eu acho que o espaço da mulher é uma conquista que foi alcançada sobretudo no sistema OAB, com a paridade de gênero, então 50% dos cargos são ocupados por mulheres, então é importante que quando se tem um candidato homem, procure também ocupar os espaços de destaques com as mulheres. Porque a Nathalia não foi imposição, a escolha de uma vice não surgiu de uma imposição de homens, foi uma escolha democrática, ouvindo mulheres”, disse.
Jovens advogados
Sobre as propostas da Chapa 2 para os jovens advogados e advogadas, Vagner voltou a pontuar críticas sobre como a juventude é tratada pela atual gestão da OAB e comentou sobre seus próprios projetos.
"A gente sabe o que precisa ser feito, a gente tem uma proposta muito bacana, que é o banking digital, que vai permitir acesso a uma plataforma financeira que jovens advogados e advogadas poderão ter acesso a uma linha de crédito com uma taxa diferenciada, inclusive nós vamos trabalhar o jovem desde a graduação, nós vamos acolher, nós vamos capacitar e nós vamos inspirar”, finalizou.
Para ouvir a entrevista do candidato da Chapa 2: OAB arretada, acesse o site da Rende Antena 7 e ouça todos os momentos na íntegra.