Comunidade

[Vídeo] Moradores do bairro Itapuã denunciam queimada criminosa em vegetação

Atear fogo em vegetação é crime ambiental

Por 7Segundos 04/11/2021 11h11 - Atualizado em 04/11/2021 12h12
[Vídeo]  Moradores do bairro Itapuã denunciam queimada criminosa em vegetação
Moradores do bairro Itapuã denunciam queimada criminosa em vegetação - Foto: Reprodução vídeo

As queimadas urbanas “são consideradas crime ambiental, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998. Mas parece que grande parte dos moradores desconhece essa lei e continua reproduzindo um hábito antigo mas que causa muito problemas à saúde.

Moradores do bairro Itapuã que vivem nas proximidades do local onde será construída a continuação da Áreas Verde, por trás do antigo estacionamento da Ciretran, denunciam que as queimadas são constantes.

No local há árvores plantadas e ainda existem muitos terrenos sem construção, o que facilita o crescimento da vegetação. 

" É horrível você passar o dia todo trabalhando e quando chega a noite em casa para relaxar é surpreendido por uma nuvem de fumaça invadindo a casa ", desabafou uma moradora.


Quem tem criança pequena ou idosos morando nessas casas, sofre ainda mais pois os gases  emitidos pela fumaça podem provocar várias doenças do sistema respiratório como asma e bronquite.

Os moradores alertam que o ato criminoso  causa um outro problema ambiental, pois as chamas podem atingir as a diversidade das espécies de árvores plantadas há décadas no local. Sem falar que o fogo descontrolado pode atingir a rede elétrica e afetar o fornecimento da energia.

Os moradores pedem para quem ao invés de queimar a vegetação as pessoas  devem colocar todo o mato seco e folhagens dentro de sacos grandes e descartar em locais apropriados.

"É preciso que haja uma conscientização maior por parte da população e uma campanha educativa promovida pelos órgãos municipais ligados ao meio ambiente" , afirmou um morador.