IMA instala placas de metal no Porto de Maceió para monitorar espécie de coral exótica
Coral-sol pode danificar recifes de corais e ocasionar sérios impactos a espécies nativas

Na manhã desta sexta-feira (5), a equipe do Gerenciamento Costeiro (Gerco) do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) instalou novas placas de monitoramento nos terminais do Porto de Maceió. O objetivo é conter possíveis ocorrências de coral-sol no local.
O coral-sol é uma espécie exótica, bioinvasora, que pode danificar recifes de corais e com isso ocasionar sérios impactos, inclusive a mortandade dos corais nativos.
A espécie é encontrada em boa parte do litoral brasileiro. A instalação das placas é essencial para monitorar a entrada, que pode acontecer por meio de embarcações, e, desse modo, coibir a proliferação dessa espécie.
Foram instaladas no Porto da capital alagoana, 4 jogos com 8 placas de metal. Segundo Ricardo César, coordenador do Gerco, o monitoramento dessas placas será a cada três meses para verificar se existe a presença desse pólipo.
“De maneira trimestral vamos tirar as placas e fazer uma raspagem delas. O material coletado será enviado ao laboratório para analisar se já existem os pólipos desses organismos”, explica o coordenador.
A partir dessas ações, o IMA consegue monitorar a chegada dessa espécie invasora e com isso estabelecer medidas, junto à Instituições e órgãos ambientais, para combater a entrada do coral-sol na costa alagoana.
Últimas notícias

Após prejuízo, Correios anuncia corte de gastos de R$ 1,5 bi que inclui PDV

Paciente com leucemia aguda necessita de doações de sangue e plaqueta urgentemente

Meio-campista Brayann não vai participar da partida contra o Tombense, afirma CSA

MP participa de evento com pessoas negras em situação de rua na luta por respeito e inclusão

MP dialoga com diretores de escolas sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Acidente envolvendo quatro carros e uma carreta tanque deixa trânsito interditado em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
