Meio ambiente

IMA instala placas de metal no Porto de Maceió para monitorar espécie de coral exótica

Coral-sol pode danificar recifes de corais e ocasionar sérios impactos a espécies nativas

Por Ascom IMA 05/11/2021 15h03
IMA instala placas de metal no Porto de Maceió para monitorar espécie de coral exótica
Placas de metal são instaladas no Porto de Maceió para monitorar espécie invasora - Foto: Ascom IMA

Na manhã desta sexta-feira (5), a equipe do Gerenciamento Costeiro (Gerco) do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) instalou novas placas de monitoramento nos terminais do Porto de Maceió. O objetivo é conter possíveis ocorrências de coral-sol no local.

O coral-sol é uma espécie exótica, bioinvasora, que pode danificar recifes de corais e com isso ocasionar sérios impactos, inclusive a mortandade dos corais nativos.

A espécie é encontrada em boa parte do litoral brasileiro. A instalação das placas é essencial para monitorar a entrada, que pode acontecer por meio de embarcações, e, desse modo, coibir a proliferação dessa espécie.

Foram instaladas no Porto da capital alagoana, 4 jogos com 8 placas de metal. Segundo Ricardo César, coordenador do Gerco, o monitoramento dessas placas será a cada três meses para verificar se existe a presença desse pólipo.

“De maneira trimestral vamos tirar as placas e fazer uma raspagem delas. O material coletado será enviado ao laboratório para analisar se já existem os pólipos desses organismos”, explica o coordenador.

A partir dessas ações, o IMA consegue monitorar a chegada dessa espécie invasora e com isso estabelecer medidas, junto à Instituições e órgãos ambientais, para combater a entrada do coral-sol na costa alagoana.