IMA instala placas de metal no Porto de Maceió para monitorar espécie de coral exótica
Coral-sol pode danificar recifes de corais e ocasionar sérios impactos a espécies nativas
Na manhã desta sexta-feira (5), a equipe do Gerenciamento Costeiro (Gerco) do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) instalou novas placas de monitoramento nos terminais do Porto de Maceió. O objetivo é conter possíveis ocorrências de coral-sol no local.
O coral-sol é uma espécie exótica, bioinvasora, que pode danificar recifes de corais e com isso ocasionar sérios impactos, inclusive a mortandade dos corais nativos.
A espécie é encontrada em boa parte do litoral brasileiro. A instalação das placas é essencial para monitorar a entrada, que pode acontecer por meio de embarcações, e, desse modo, coibir a proliferação dessa espécie.
Foram instaladas no Porto da capital alagoana, 4 jogos com 8 placas de metal. Segundo Ricardo César, coordenador do Gerco, o monitoramento dessas placas será a cada três meses para verificar se existe a presença desse pólipo.
“De maneira trimestral vamos tirar as placas e fazer uma raspagem delas. O material coletado será enviado ao laboratório para analisar se já existem os pólipos desses organismos”, explica o coordenador.
A partir dessas ações, o IMA consegue monitorar a chegada dessa espécie invasora e com isso estabelecer medidas, junto à Instituições e órgãos ambientais, para combater a entrada do coral-sol na costa alagoana.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
