Defesa Civil de Maceió determina que Braskem suspenda perfuração em área de tremor
Desde a confirmação do evento sísmico, técnicos do órgão estão monitorando a situação e já se reuniram com representantes da mineradora
A Defesa Civil de Maceió determinou a interrupção dos trabalhos de perfuração de responsabilidade da mineradora Braskem na área das minas que estão sendo preenchidas no bairro do Mutange. A decisão ocorre após a confirmação de um evento sísmico ocorrido na manhã desta sexta-feira (4). Técnicos da Braskem foram convocados para uma reunião na sede do órgão.
De acordo com os sismógrafos e aparelhos de DGPS, que compõem a rede de monitoramento desses bairros, o evento ocorreu próximo ao prédio do Hospital Psiquiátrico José Lopes, onde a mineradora Braskem, apontada pelo Serviço Geológico do Brasil como causadora do afundamento do solo, realiza o trabalho de preenchimento das cavidades dos poços.
Durante uma reunião, que ocorreu na tarde de hoje, os técnicos da mineradora afirmaram para a Coordenação da Defesa Civil de Maceió e do Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros (GGI dos Bairros) que duas das atividades desenvolvidas pela empresa para o preenchimento das minas podem ter provocado o evento.
Os técnicos da Braskem explicaram que equipes estavam perfurando um dos poços, que está a aproximadamente 700 metros de profundidade, para poder proceder com o preenchimento das cavidades, ação que ocorre numa cavidade vizinha.
A segunda hipótese é de que um tubo que era usado na extração de sal-gema, que estava dentro da cavidade, pode ter se deslocado e provocado o sismo. As atividades poderão ser retomadas após a conclusão de estudos adicionais sobre o evento.
Os equipamentos apontam ainda que não houve registro de movimentação de solo em outros pontos dos bairros afetado. Ainda de acordo com o Cimadec, o que os moradores dos bairros sentiram foi reflexo desse tremor.
Equipes de Brigadistas e da Diretoria Operacional da Defesa Civil de Maceió estão realizando rondas e vistorias nas regiões próximas do local do epicentro do evento e das áreas no entorno do Mapa 04 de Linhas e Ações Prioritárias.
Últimas notícias
Lei de Gabi combate assédio no transporte público de Alagoas
Negócio da Grota incentiva empreendedoras das periferias de Maceió
Mercado da Produção tem obras concentradas na segunda etapa de revitalização
Presidente do TRE/AL reúne desembargadores para tratar dos julgamentos das Eleições 2026
Rafael Brito comemora aprovação de projeto que fortalece formação de professores
Homem sofre crise de asma e é socorrido por equipes do Samu e da PM em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
