Localizada no Jaraguá, Governo de AL inaugura 6ª UPA em Maceió
A unidade é do tipo III e terá mais de 10 mil atendimentos mensais
O governador Renan Filho (MDB), ao lado do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, inaugurou na manhã desta segunda-feira (08) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro do Jaraguá, em Maceió. Com essa entrega, o Governo de Alagoas completa seis UPAs construídas na capital alagoana.
A unidade de saúde, construída com recursos da ordem de R$ 6,2 milhões, terá mais de 10 mil atendimentos mensais. “É a décima construída em Alagoas. Antes, Maceió era a única capital do país sem UPAs. Hoje temos seis. Acima da média do país”, disse Renan Filho.
A entrega da UPA contribui para desafogar o Hospital Geral do Estado (HGE), deixando o perfil de urgência para essas unidades e os de emergência para o HGE. “Essa entrega preenche um vazio assistencial histórico”, afirmou o secretário Alexandre Ayres.
Funcionamento da unidade
A UPA é do tipo III e será referência para os moradores do 1º Distrito de Saúde, formado pelos bairros Poço, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras, além do próprio Jaraguá, onde está localizada.
Será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia, contando com leitos de observação e de urgência. A unidade vai atender por meio de classificação de risco e vai contar com salas de nebulização e de gesso, consultórios, laboratório, além de disponibilizar exames de raios-X, eletrocardiograma e tomografia computadorizada.
A nova unidade de saúde irá funcionar 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. A UPA será especializada em resolver parte das urgências e emergências, como casos de hipertensão, febres altas, fraturas, cortes, derrame e infarto.
Últimas notícias
Motorista morre após caminhão capotar na AL-220, em Batalha
Durante programa “Alimento na Mesa”, prefeita e ex-prefeito de Carneiros declaram apoio a Lira
Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor neste sábado
Vai receber 13º salário? Saiba quais são os prazos, valores e se tem direito
Mega da Virada: apostas começam hoje; prêmio é de R$ 850 milhões
Mestre de jiu-jítsu é preso por agredir esposa em Maceió; gritos da vítima foram ouvidos no prédio
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
