Reordenamento do Centro: de quem é o direito de ocupar a região?
Secretário explica o que a lei fala sobre o assunto e os projetos para a localidade

O assunto da reordenação do Centro de Maceió é polêmico, envolvendo comerciantes, ambulantes e os órgãos públicos. A ocupação dos espaços públicos da cidade está no Código de Postura elaborado em 1985. Conversamos com o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado para entender o que a lei fala sobre a situação.
Ele explicou que estabelece as diretrizes e regras para a permissão do comércio informal na região do Centro é o código de postura de Maceió e que prefeitura trabalha, na atual gestão, para ofertar os mecanismos necessários para o desenvolvimento da atividade do comércio informal e formal.
Então, quais seriam os projetos da pasta para convivência harmoniosa no Centro da cidade? Prado respondeu que está em curso a obra de requalificação da região em que áreas específicas serão estabelecidas para a realização do comércio informal e fora desses espaços não será permitido a comercialização de produtos. "Com essa ação pretendemos criar uma maior harmonia entre o comércio formal, com os comerciantes informais e quem frequenta o Centro da capital alagoana".
"Até que seja concluída a requalificação, a Secretaria realizou o alinhamento dos ambulantes no calçadão do Comércio, da rua das Árvores, da Praça Palmares e de ruas adjacentes estão entre as ações que resultaram na desobstrução de calçadas e da frente das lojas, trazendo um melhor conforto para pedestres e uma maior fluidez no trânsito no local", completou.
Uma das principais reclamações vindas de gestões anteriores é o fato de que falta fiscalização dos órgãos públicos para manter de forma organizada a ocupação. Prado colocou que a Semscs possui equipes permanentes de fiscalização no Centro da cidade. "Temos 40 agentes de fiscalização verificando, diariamente, situações de irregularidades, com a emissão de notificações e apreensões".
Últimas notícias

STF define se incide Imposto de Renda em doação antecipada de herança

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,55%

PRF flagra carreta com diversas irregularidades no município de Santana do Ipanema

Vídeo mostra momento em que homem é esfaqueado no bairro Caititus, em Arapiraca

Espetáculo 'Um Mundo de Possibilidades', encenado por autistas, será apresentado em Arapiraca nesta segunda (28)

Secretaria do Trabalho divulga 466 vagas no Sine Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
