Economia

Pelo 3° mês consecutivo, vendas do varejo caem em Alagoas

Já no último mês, no Brasil, o volume de vendas do comércio varejista recuou 1,3%

Por 7Segundos com Agência IBGE 11/11/2021 10h10 - Atualizado em 11/11/2021 10h10
Pelo 3° mês consecutivo, vendas do varejo caem em Alagoas
Centro de Maceió - Foto: Ascom Fecomércio

Conforme as informações divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (11), as vendas do varejo no estado de Alagoas caíram -2,6% no último trimestre.

Já no último mês, no Brasil, o volume de vendas do comércio varejista recuou 1,3%, na comparação com o mês anterior, segunda queda consecutiva, após a maior alta do ano em julho, quando cresceu 3,1%. No ano, o varejo acumula crescimento de 3,8% e nos últimos 12 meses, alta de 3,9%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (11) pelo IBGE.

“Esse segundo mês de queda vem com intensidade razoável, mas em menor amplitude que agosto (-4,3%). Depois da grande queda de abril do ano passado, início da pandemia, veio uma recuperação muito rápida que levou ao patamar recorde de outubro e novembro de 2020. Depois tivemos um primeiro rebatimento com uma nova queda forte em dezembro e dois meses variando muito próximo do mesmo nível pré-pandemia, até março, mês a partir do qual houve nova trajetória de recuperação. Desde fevereiro de 2020, o setor vive muita volatilidade”, analisa o gerente da PMC, Cristiano Santos.