Alagoas é o estado do Nordeste com o maior crescimento no número de mortes por câncer de próstata
Estado ocupa o segundo lugar na lista entre 10, segundo levantamento da insurtech Azos
Alagoas é destaque no país em número de mortes por câncer de próstata. Foram 1.035 óbitos, um aumento de 28,85%, registrados no período de 2014 a 2019. O dado é fruto de um levantamento feito pela Azos, com base em dados retirados do portal do Governo Federal.
Em terceiro lugar na lista aparece a Bahia, com crescimento de 27,71% no número de óbitos, registrando 7.368 mortes pela doença. O Nordeste é a região que registra o maior número de vítimas fatais (25.222) no período, um aumento de 15,70% comparado com as demais regiões do Brasil.
A região Sudeste também tem crescimento destacável, com 15,17%. O Norte (10.14%), o Centro-Oeste (6,78%) e o Sul (6,61%) vêm na sequência. O levantamento da Azos indica que, além da Bahia e do Alagoas, Pernambuco (17,85%), Paraíba (17,91%) e Maranhão (16,62%) também têm aumentos expressivos.
Números nacionais
Os dados colhidos pela Azos apontam que as mortes de homens causadas pela doença cresceram 7,65% na faixa etária entre 50 e 60 anos, no país todo. Já entre a população masculina entre 60 e 70 anos, o crescimento no número de óbitos dá um salto para 22,16%, o que é determinante para a elevação da média em cinco anos.
Quando se considera o grupo de homens que têm entre 70 e 80 anos, o crescimento no número de mortes é de 9,87%. Na faixa entre 80 e 90 anos, o aumento atinge 9,10%. Os dados ficam alarmantes quando se considera a população masculina entre 90 e 100 anos, com um crescimento de 26,23%, no mesmo período.
Dados mostram que a representatividade de mortes por algum tipo de câncer está crescendo em quase todas as idades, principalmente a partir dos 40 anos, como mostra o gráfico abaixo. "Acreditamos que a população precisa ter mais informações de qualidade sobre como se prevenir, frequência de exames e sintomas que não devem ser ignorados", ressalta William Chung, Analista de Dados da Azos.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
