Alagoas é o estado do Nordeste com o maior crescimento no número de mortes por câncer de próstata
Estado ocupa o segundo lugar na lista entre 10, segundo levantamento da insurtech Azos

Alagoas é destaque no país em número de mortes por câncer de próstata. Foram 1.035 óbitos, um aumento de 28,85%, registrados no período de 2014 a 2019. O dado é fruto de um levantamento feito pela Azos, com base em dados retirados do portal do Governo Federal.
Em terceiro lugar na lista aparece a Bahia, com crescimento de 27,71% no número de óbitos, registrando 7.368 mortes pela doença. O Nordeste é a região que registra o maior número de vítimas fatais (25.222) no período, um aumento de 15,70% comparado com as demais regiões do Brasil.
A região Sudeste também tem crescimento destacável, com 15,17%. O Norte (10.14%), o Centro-Oeste (6,78%) e o Sul (6,61%) vêm na sequência. O levantamento da Azos indica que, além da Bahia e do Alagoas, Pernambuco (17,85%), Paraíba (17,91%) e Maranhão (16,62%) também têm aumentos expressivos.
Números nacionais
Os dados colhidos pela Azos apontam que as mortes de homens causadas pela doença cresceram 7,65% na faixa etária entre 50 e 60 anos, no país todo. Já entre a população masculina entre 60 e 70 anos, o crescimento no número de óbitos dá um salto para 22,16%, o que é determinante para a elevação da média em cinco anos.
Quando se considera o grupo de homens que têm entre 70 e 80 anos, o crescimento no número de mortes é de 9,87%. Na faixa entre 80 e 90 anos, o aumento atinge 9,10%. Os dados ficam alarmantes quando se considera a população masculina entre 90 e 100 anos, com um crescimento de 26,23%, no mesmo período.
Dados mostram que a representatividade de mortes por algum tipo de câncer está crescendo em quase todas as idades, principalmente a partir dos 40 anos, como mostra o gráfico abaixo. "Acreditamos que a população precisa ter mais informações de qualidade sobre como se prevenir, frequência de exames e sintomas que não devem ser ignorados", ressalta William Chung, Analista de Dados da Azos.
Últimas notícias

Homem é preso suspeito de praticar abuso sexual de vulnerável e ameaça em Penedo

Vereadores criticam Governo do Estado por não repassar recursos à Maternidade Nossa Senhora da Guia

Homem sofre tentativa de homicídio na zona rural de Maravilha

Prefeitura de Igaci promove oficina sobre identificação de abuso sexual infantil

Arapiraca: Tutora de gato chamado Thor procura por animal que está desaparecido
![[Vídeo] Paulo Dantas visita Feira Grande e entrega unidade escolar de tempo integral; serão 57 até fim do mandato](https://img.7segundos.com.br/nvsQcMQxKMzo7osC0UgfRNn3SuI=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-06-04-192338.png)
[Vídeo] Paulo Dantas visita Feira Grande e entrega unidade escolar de tempo integral; serão 57 até fim do mandato
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
