Marx Beltrão reafirma importância das doações de sementes a agricultores alagoanos
Ação já atendeu cerca de 50 mil famílias que realizaram o cadastro
O deputado federal Marx Beltrão (PSD) destacou nesta terça-feira (16) o “avanço e o sucesso do Programa Planta Alagoas, uma das maiores iniciativas de apoio ao agricultor, especialmente à agricultura familiar, já realizada em Alagoas e em prol de nosso agronegócio”.
“As sementes entregues pelo Programa estão se convertendo em mais alimentos e em mais geração de renda para milhares de famílias que, agora, podem plantar alimentos em suas terras e colher produtos de qualidade para suas subsistências e para a comercialização local e regional”, disso o parlamentar.
O Programa Planta Alagoas, lançado oficialmente em abril deste ano, já atendeu cerca de 50 mil famílias que realizaram o cadastro e receberam as sementes arroz, feijão, milho e sorgo para dinamizarem suas plantações. Quase cinco meses após o plantio, os pequenos agricultores já iniciaram a fase de colheita e comemoram a qualidade dos grãos. O programa foi idealizado e produzido pelas equipes da Seagri (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura) com o intuito de contemplar agricultores familiares, quilombolas, indígenas, assentados e acampados da reforma agrária de todo o estado.
Os agricultores que receberam as primeiras remessas das sementes já estão colhendo e testemunhando a importância de fazer parte do programa. “Neste processo, é necessário destacar a determinação do governador Renan Filho, em apoiar incondicionalmente a iniciativa. Também precisamos registrar a liderança do secretário Maykon Beltrão, que não mediu esforços para fazer do Planta Alagoas um sucesso. Mas, especialmente, precisamos deixar claro o empenho e o trabalho competente dos técnicos e das técnicas da Seagri, homens e mulheres que se dedicam ao fomento do agronegócio em nosso estado”, ressaltou Marx Beltrão.
Desde o começo do Programa, em abril de 2021, o estado de Alagoas vai chegando à marca de mil toneladas distribuídas em sementes de milho, sorgo, feijão e arroz. O Governo estadual investiu um total de R$ 13,5 milhões de reais para fornecer grãos de qualidade aos cadastrados. A Seagri disponibilizou, desde a primeira etapa, oito Centros de Distribuição (CDs) no agreste, sertão, litoral sul e na região norte, para que as famílias cadastradas adquirissem as sementes com maior facilidade. No final de maio deste ano a secretaria alcançou a meta de 100% da entrega das sementes disponíveis em toda Alagoas.