Projeto de Davi Maia, ICMS Verde é finalista na 2ª Edição do Prêmio Raps de Inovação e Sustentabilidade
ICMS Verde incentiva a política ambiental nos municípios alagoanos; saiba como votar

O ICMS Verde, projeto de lei de autoria do deputado estadual Davi Maia (DEM), é um dos finalistas da 2ª Edição do Prêmio Raps de Inovação e Sustentabilidade. O projeto é a maior legislação ambiental da história de Alagoas e prevê que os municípios tenham eficiência em sua política ambiental.
O ICMS é um tributo estadual sobre a movimentação de serviços e mercadorias, e 25% do que é arrecadado é repassado para os municípios. Desse valor, 3% é destinado para as cidades que possuem área de proteção ambiental, que tem programa de coleta seletiva ou associações ou cooperativas de catadores, que fizerem e cumprem o plano de saneamento básico, e cidades que fazem manejo correto de resíduos sólidos.
Hoje, os números já mostram a importância do ICMS Verde. Dos 102 municípios alagoanos, a quantidade de municípios que apresentaram plano de saneamento saltou de 17 para 42; aqueles que atestaram a destinação adequada dos rejeitos passaram de 32 para 70; 13 municípios conseguiram a conformidade na coleta seletiva, além dos que já estão em processo de implantação.
O Prêmio Raps de Inovação e Sustentabilidade reconhece as práticas inovadoras e bem-sucedidas e que estejam relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Agora, a próxima etapa é a votação que acontece no site oficial da Raps, desta terça-feira (16) até o próximo dia 01 de dezembro. O evento de premiação acontecerá de forma virtual, no dia 18 de dezembro das 10h às 12h30. A população pode votar acessando o link https://www.raps.org.br/premio-raps-votacao/.
O deputado estadual, Davi Maia, comemorou a conquista e pediu o apoio da população para a votação do prêmio. “Estou muito feliz com essa conquista. Pensamos e trabalhamos muito pelo meio ambiente no nosso mandato e, agora, somos um dos três finalistas desse prêmio nacional. O trabalho não para aqui e essa indicação nos fortalece para fazer ainda mais”, disse o parlamentar.
Também são finalistas do Prêmio Raps de Inovação e Sustentabilidade o prefeito de Recife, João Campos, na categoria “Pessoas”; o prefeito de Guarulhos, Guti, na categoria “Planeta”; a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra e muitos outros nomes de peso.
A RAPS contou com 100 inscrições válidas, divididas em 57 leis ou projetos de lei, 42 Políticas Públicas e dois projetos ou Proposições Legislativas. A iniciativa do ICMS Verde passará a integrar, a partir do dia 18 de dezembro, o banco de Boas Práticas da RAPS.
RAPS
A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) é uma organização apartidária criada em 2012 com a missão de contribuir para a melhoria da democracia e do processo político brasileiro e de disseminar o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável na política institucional.
Últimas notícias

Vereador Leonardo Dias discute inclusão de crianças com TEA em escolas de Maceió

Carro sai da pista, capota e deixa duas pessoas feridas na BR-101, em Novo Lino

Prefeitura de Palmeira dos Índios intensifica reparos em áreas afetadas pelo tráfego pesado
Marcos Beltrão segue como escolha da família para vaga na ALE, mas o cenário ainda pode mudar
Marcelo Palmeira joga culpa do atraso do Plano Diretor de Maceió nos gestores do Iplan

Pedestre fica ferido após atropelamento na orla da Ponta Verde, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
