Escolas da rede municipal se preparam para a realização da prova do Saeb
Avaliação será aplicada em todas as turmas de 2º, 3º e 5º anos e deve ajudar no planejamento do ano letivo de 2022

Escolas da rede municipal de ensino seguem nos preparativos para a realização da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que teve início este mês e vai até dezembro. Entre simulados e aulões, os profissionais da educação buscam capacitar os estudantes, que passaram quase dois anos longe das salas de aula, para a avaliação.
A avaliação será aplicada em todas as turmas de 2º, 5º e 9º ano do país, e gera indicadores como o Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia o desempenho do ensino-aprendizado nos municípios e nas unidades de ensino individuais. Com as dificuldades trazidas pela pandemia, professores e diretores escolares veem a prova como uma ferramenta para avaliar o aprendizado e traçar estratégias de ensino para 2022.
É o que avalia Gilda Verbênia, diretora da Escola Municipal Nosso Lar I, que fica no Vergel do Lago e abriga um dos maiores contingentes de estudantes da rede municipal. Lá, cerca de 400 estudantes devem realizar a prova do Saeb.
“Apesar das dificuldades, nossos professores estão se empenhando para que tenhamos o melhor desempenho possível. Estamos sempre falando aos alunos da importância desse desafio, que não é por nota, e sim para avaliar a nossa caminhada até aqui”, pontua a diretora.
Ela conta que o resultado vai ser importante para o planejamento do próximo ano. “É basicamente uma avaliação diagnóstica, vendo como foi o enfrentamento da pandemia e este pós. As vezes parece incoerente avaliar a nível nacional os alunos após quase dois anos fora da sala de aula, com uma população afastada de recursos tecnológicos. Contudo, é uma demonstração de compromisso com a escola e os dados nos ajudarão a estudar estratégias e futuras metas”, emenda.
Nesta quarta (17) e quinta-feira (18), a escola realizará simulados de português e matemática que devem ajudar os estudantes a se prepararem para a avaliação do Saeb, reforçando conteúdos aprendidos em sala de aula e familiarizando os alunos com a metodologia e a experiência de realizar a avaliação nacional.
A Escola Municipal Professor Antídio Vieira, localizada no Trapiche, é outra unidade educacional da rede que vem se preparando para a realização da prova. Na quinta (18), os estudantes participarão de um aulão com assuntos que cairão no Saeb.
“A gente sabe a importância da prova para esse contexto educacional, apesar desse momento conflitante, onde os alunos tiveram aulas online ou nem este acesso”, avalia a coordenadora pedagógica da escola, Josefa Amâncio de Araújo Filha.
Na Antídio Vieira, há duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental com 38 alunos cada, e todos devem realizar a prova do Saeb este ano. “Agradecemos especialmente aos professores, que vem nos ajudando e ajudando esses alunos a se prepararem melhor para essa prova, aceitando realizarem o aulão e vindo no contraturno para treinar os professores”, afirma a professora.
Últimas notícias

Encontro 'Casa & Construção' reúne empresários e fortalece cadeia produtiva no Sertão de AL

Representando a AMA, Jorge Dantas destaca importância de reconhecer quem protege o meio ambiente

Deputado italiano acionou a polícia e indicou paradeiro de Carla Zambelli em Roma

Municípios cumprem papel importante na saída do Brasil do mapa da fome

PC investiga homicídio em São Sebastião onde vítima foi agredida brutalmente

Caminhão com carga de tilápias sai da pista para evitar colisão na BR-423, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
