Educação

Escolas da rede municipal se preparam para a realização da prova do Saeb

Avaliação será aplicada em todas as turmas de 2º, 3º e 5º anos e deve ajudar no planejamento do ano letivo de 2022

Por Secom Maceió 17/11/2021 16h04
Escolas da rede municipal se preparam para a realização da prova do Saeb
Escolas da rede municipal se preparam para a realização da prova do Saeb - Foto: Secom Maceió

Escolas da rede municipal de ensino seguem nos preparativos para a realização da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que teve início este mês e vai até dezembro. Entre simulados e aulões, os profissionais da educação buscam capacitar os estudantes, que passaram quase dois anos longe das salas de aula, para a avaliação.

A avaliação será aplicada em todas as turmas de 2º, 5º e 9º ano do país, e gera indicadores como o Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia o desempenho do ensino-aprendizado nos municípios e nas unidades de ensino individuais. Com as dificuldades trazidas pela pandemia, professores e diretores escolares veem a prova como uma ferramenta para avaliar o aprendizado e traçar estratégias de ensino para 2022.

É o que avalia Gilda Verbênia, diretora da Escola Municipal Nosso Lar I, que fica no Vergel do Lago e abriga um dos maiores contingentes de estudantes da rede municipal. Lá, cerca de 400 estudantes devem realizar a prova do Saeb.

“Apesar das dificuldades, nossos professores estão se empenhando para que tenhamos o melhor desempenho possível. Estamos sempre falando aos alunos da importância desse desafio, que não é por nota, e sim para avaliar a nossa caminhada até aqui”, pontua a diretora.

Ela conta que o resultado vai ser importante para o planejamento do próximo ano. “É basicamente uma avaliação diagnóstica, vendo como foi o enfrentamento da pandemia e este pós. As vezes parece incoerente avaliar a nível nacional os alunos após quase dois anos fora da sala de aula, com uma população afastada de recursos tecnológicos. Contudo, é uma demonstração de compromisso com a escola e os dados nos ajudarão a estudar estratégias e futuras metas”, emenda.

Nesta quarta (17) e quinta-feira (18), a escola realizará simulados de português e matemática que devem ajudar os estudantes a se prepararem para a avaliação do Saeb, reforçando conteúdos aprendidos em sala de aula e familiarizando os alunos com a metodologia e a experiência de realizar a avaliação nacional.

A Escola Municipal Professor Antídio Vieira, localizada no Trapiche, é outra unidade educacional da rede que vem se preparando para a realização da prova. Na quinta (18), os estudantes participarão de um aulão com assuntos que cairão no Saeb.

“A gente sabe a importância da prova para esse contexto educacional, apesar desse momento conflitante, onde os alunos tiveram aulas online ou nem este acesso”, avalia a coordenadora pedagógica da escola, Josefa Amâncio de Araújo Filha.

Na Antídio Vieira, há duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental com 38 alunos cada, e todos devem realizar a prova do Saeb este ano. “Agradecemos especialmente aos professores, que vem nos ajudando e ajudando esses alunos a se prepararem melhor para essa prova, aceitando realizarem o aulão e vindo no contraturno para treinar os professores”, afirma a professora.