SMS abre inscrições para curso de cuidadores familiares de idosos
Atividade é gratuita e visa qualificar a assistência ao público acima dos 60 anos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está com inscrições abertas para o Curso de Atualização Profissional para Formadores de Cuidadores da Pessoa Idosa. Inédito no país, o curso será realizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) após articulação com o Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa de Maceió.
A atividade conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (TO), que irá promover a atividade de forma simultânea com a capital alagoana.
O curso é um dos desdobramentos do projeto “O cuidado de idosos no pós-pandemia: a qualificação como estratégia para reduzir desigualdades”, vinculado ao edital Territórios Saudáveis e Sustentáveis, do Programa Inova, da Fiocruz.
Gratuito, é destinado a trabalhadores de saúde, lideranças comunitárias e pessoas interessadas que atuem com a população idosa, e tem como objetivo formar e qualificar esse público-alvo, para que possam atuar como multiplicadores de conhecimento para cuidadores familiares, ajudando-os no enfrentamento dos desafios do cuidado com pessoas acima dos 60 anos.
“A partir do curso, esses cuidadores familiares poderão receber o suporte adequado por meio de uma rede comunitária, que os ajudem a superar os desafios que surgem no dia a dia do cuidado. A ideia é que o curso possa contribuir para um cuidado mais qualificado, reduzindo a sobrecarga do cuidador, em especial nesse contexto da pandemia e pós pandemia da COVID-19”, ressalta a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da SMS, Denyse Maia.
As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 1º de dezembro, por meio de formulário padrão disponibilizado para o processo seletivo. A exigência mínima é possuir nível fundamental de escolaridade.
Os participantes selecionados para o curso terão aulas – online e presenciais (com o acompanhamento de tutores) – durante o período de 08 de fevereiro a 18 de maio de 2022, realizadas sempre às quartas-feiras, no horário das 8h às 12h.
Últimas notícias
Alagoas registra a maior redução em vítimas de afogamento dos últimos cinco anos
Detran/AL orienta proprietários de veículos sobre prazos de pagamento da taxa de licenciamento
Defesa Civil avança no trabalho preventivo com aplicação de lonas em áreas de risco
Acusado de matar esposa em São José da Tapera será julgado em Arapiraca
Centro de Belas Artes de Alagoas abre matrículas para cursos gratuitos em 2026
Aposentado sofre infarto e destaca a importância do tratamento rápido que recebeu no HGE
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
