SMS abre inscrições para curso de cuidadores familiares de idosos
Atividade é gratuita e visa qualificar a assistência ao público acima dos 60 anos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está com inscrições abertas para o Curso de Atualização Profissional para Formadores de Cuidadores da Pessoa Idosa. Inédito no país, o curso será realizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) após articulação com o Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa de Maceió.
A atividade conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (TO), que irá promover a atividade de forma simultânea com a capital alagoana.
O curso é um dos desdobramentos do projeto “O cuidado de idosos no pós-pandemia: a qualificação como estratégia para reduzir desigualdades”, vinculado ao edital Territórios Saudáveis e Sustentáveis, do Programa Inova, da Fiocruz.
Gratuito, é destinado a trabalhadores de saúde, lideranças comunitárias e pessoas interessadas que atuem com a população idosa, e tem como objetivo formar e qualificar esse público-alvo, para que possam atuar como multiplicadores de conhecimento para cuidadores familiares, ajudando-os no enfrentamento dos desafios do cuidado com pessoas acima dos 60 anos.
“A partir do curso, esses cuidadores familiares poderão receber o suporte adequado por meio de uma rede comunitária, que os ajudem a superar os desafios que surgem no dia a dia do cuidado. A ideia é que o curso possa contribuir para um cuidado mais qualificado, reduzindo a sobrecarga do cuidador, em especial nesse contexto da pandemia e pós pandemia da COVID-19”, ressalta a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da SMS, Denyse Maia.
As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 1º de dezembro, por meio de formulário padrão disponibilizado para o processo seletivo. A exigência mínima é possuir nível fundamental de escolaridade.
Os participantes selecionados para o curso terão aulas – online e presenciais (com o acompanhamento de tutores) – durante o período de 08 de fevereiro a 18 de maio de 2022, realizadas sempre às quartas-feiras, no horário das 8h às 12h.
Últimas notícias

Protesto por falta de água interdita Avenida Senador Rui Palmeira em Maceió

Deputado Fabio Costa confronta Carlos Lupi na CPMI do INSS e expõe falhas na gestão

CPMI do INSS: Alfredo Gaspar cobra respostas de Carlos Lupi sobre omissões e denúncias em sua gestão

Destino turístico dos Cânions do São Francisco pode ser demolido por ordem judicial

Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais

Governo de Alagoas comemora sucesso do artesanato alagoano em Paris
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
