Serviços

Sistema Aviação passará por obra de grande porte com investimentos da BRK

Empresa assumiu toda a engenharia do projeto destinado à recuperação da adutora de água tratada operada pela Casal; força-tarefa foi montada para atendimento emergencial até que a situação se normalize

Por Assessoria 17/11/2021 20h08
Sistema Aviação passará por obra de grande porte com investimentos da BRK
Sistema Aviação passará por reparos após danos em tubulação - Foto: Reprodução

O Sistema Aviação ainda não foi totalmente recuperado após o rompimento de uma adutora de 500 milímetros de diâmetro, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé. Operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), o sistema, que conduz a água tratada até o reservatório da BRK para a distribuição à população, não está entregando um volume suficiente para abastecer as redes de algumas regiões da parte alta de Maceió.

Mesmo com os reparos realizados após o rompimento da adutora, o sistema produtor voltou a operar com capacidade reduzida, o que impacta no abastecimento dos bairros que atende. Isso porque as fundações que sustentam a tubulação de grande porte não suportaram a pressão da água com a retomada da vazão e os engates dos tubos da adutora, as chamadas luvas, se desconectaram. Com essa nova ocorrência, que aconteceu quando o fornecimento de água já estava sendo restabelecido gradativamente nos bairros afetados, o sistema precisou ser paralisado outra vez para manutenção emergencial e, desde então, está impossibilitado de operar com capacidade máxima para evitar o rompimento total da adutora, que resultaria em um cenário ainda mais crítico.

De acordo com o diretor operacional da BRK, Herbert Dantas, a empresa, responsável pelos serviços de água e esgoto da Região Metropolitana de Maceió há apenas 140 dias, assumiu toda a engenharia e o investimento que viabilizarão uma solução definitiva para o Sistema Aviação. “Diante da gravidade da situação e da complexidade do trabalho a ser realizado, a BRK tem prestado todo o apoio à Casal para resolver a situação o mais breve possível. Isso inclui a elaboração de projetos, plano de execução da obra, compra dos materiais, equipes técnicas à disposição e todos os investimentos necessários para que o sistema produtor seja recuperado plenamente e volte a operar com a capacidade adequada para atender à população”, explicou.

A solução a ser implementada pela BRK é a substituição do trecho danificado, que será contornado por um novo segmento instalado paralelamente à tubulação e interligado na adutora. Para isso, a BRK trabalha na elaboração do projeto de engenharia e já iniciou o processo de compra dos materiais – até o momento, cerca de R$ 200 mil já foram investidos. Após essa etapa, o trabalho seguirá com a preparação dos acessos, limpeza e adequação do terreno; execução de fundação profunda; execução dos blocos de fundação na tubulação; montagem da tubulação; e interligação na adutora existente. O prazo estimado para a finalização de todo o serviço é de até 40 dias.

Força-tarefa

Devido à situação emergencial, a BRK montou uma força-tarefa para atender os bairros afetados e tem disponibilizado, por dia, mais de 125 mil litros de água via caminhões-pipa. O abastecimento prioriza as unidades de serviços essenciais, como escolas, asilos, postos de saúde e outros, além de pessoas acamadas, conforme estabelecido pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal). O serviço pode ser solicitado pelas unidades de serviços essenciais e clientes prioritários pelo 0800 771 0001.

Além disso, a empresa criou um comitê de emergência, que funciona todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, e intensificou a interação com as lideranças comunitárias dos bairros impactados, que contam com um canal direto de comunicação e uma equipe específica para este atendimento. A BRK também instalou caixas d’água em locais estratégicos das regiões mais sensíveis, que são abastecidas diariamente.

Os bairros atendidos pelo Sistema Aviação são: Cidade Universitária, Clima Bom, Colina dos Eucaliptos, Conjunto Medeiros Neto, Conjunto Santa Maria, Eustáquio Gomes, Inocoop, Loteamento Esplanada, Loteamento Palmar, Loteamento São Caetano, Residencial do Vale, Rio Novo, Santos Dumont e Tabuleiro do Martins.