Comportamento

Procon Maceió orienta consumidores para o período de promoções da Black Friday

Órgão de defesa do consumidor coletou preços de produtos em cinco estabelecimentos comerciais

Por 7Segundos com Assessoria 19/11/2021 10h10
Procon Maceió orienta consumidores para o período de promoções da Black Friday
Procon Maceió alerta sobre preços do Black Friday - Foto: Secom Maceió

O Procon Maceió, órgão de defesa do consumidor, realizou uma pesquisa no final de outubro para evitar fraudes na Black Friday. O órgão coletou preços de mais de vinte produtos nos cinco estabelecimentos mais conhecidos antes do período das promoções e os relacionou em uma lista. Confira aqui o resultado da pesquisa.

A ação dos fiscais aconteceu aproximadamente um mês antes do período da Black Friday. Na ação, foram registrados principalmente preços de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. Porém, itens como sofás e estantes também foram registrados. O objetivo da pesquisa é evitar  promoções enganosas, com elevação de preços e descontos que resultem em valor igual ou semelhante ao que já era praticado no mês anterior.

É importante o consumidor ficar atento às campanhas, pois alguns produtos sofreram aumento no valor, como por exemplo a geladeira que  teve um aumento de 37% em algumas lojas, o fogão, aumento de 30%. Já outros produtos sofreram baixa de preço, como o smartphone que sofreu uma queda de 21% e a batedeira, queda de 15%.

“O consumidor que eventualmente identifique a irregularidade, denuncie ao Procon e é importante entender que a Black Friday é uma datade apelo comercial, então fujam das compras por impulso, haja vista que o fim de ano é uma data que as pessoas gastam muito com fim de ano e a as matrículas escolares”, alerta Leandro Almeida, diretor executivo do Procon Maceió.