Plataforma Desafio MCZ é lançada em busca de soluções inovadoras para a cidade
Cidadãos serão desafiados a contribuir com ideias que otimizem o serviço público
Criar mais uma maneira de compartilhar os desafios da gestão e permitir que soluções propostas pela população sejam efetivadas. Estes são os objetivos do site DESAFIO MCZ, criado pela Prefeitura de Maceió e lançado logo na abertura do Trakto Marketing Show 2021, que acontece no Centro de Convenções Ruth Cardoso. O Município prevê o reconhecimento e prêmios para quem contribuir com soluções inovadoras para a cidade.
A plataforma é uma iniciativa do Programa Inovação Aberta para a Transformação Digital de Maceió (Inovaberta) e surge como uma ponte entre a gestão municipal e o cidadão. Lá, serão disponibilizados todos os editais de chamamento lançados pelo Município envolvendo diferentes áreas de inovação.
Com a página, será possível conhecer e propor os desafios para fazer de Maceió o local que todos querem, inserida no contexto de cidade mais inteligente, levando em consideração que esta é uma das missões da administração do prefeito JHC.
O portal de desafios centraliza, essencialmente, ações trabalhadas dentro do programa de inovação e garante fluxo adequado de trabalho para cada ação de maneira digital.
O secretário municipal de Governança, Antonio Carvalho frisa que uma cidade inteligente não é fundamentada sem a participação do cidadão, além da integração entre o setor público, a Academia, o setor produtivo e o terceiro setor.
“O portal trará desafios, com reconhecimentos e prêmios, àqueles que ajudarem o poder público a resolver problemas que impactem na melhoria da qualidade de vida da população em quatro grandes eixos. Será um processo de inovação aberta, integrativo e que leva em consideração aquilo de mais importante que nós temos: os cidadãos e cidadãs de Maceió”, pontuou o secretário.
No “desenvolvimento humano”, a proposta é melhorar os serviços essenciais para a vida dos maceioenses, incluindo a segurança alimentar, infraestrutura urbana, saúde e educação.
Em “desenvolvimento econômico”, são lançados desafios para o avanço em assuntos relacionados à economia circular e criativa, além de tudo que envolve o empreendedorismo em Maceió.
No eixo dos “destinos inteligentes”, os desafios visam o turismo, o esporte, o lazer e a cultura na cidade. Bem servida com algumas das praias urbanas consideradas as mais belas do Brasil, a cidade é um dos destinos preferidos dos visitantes.
Por fim, a plataforma apresenta a gestão “CPC” – sigla de Compartilhada, Participativa e Colaborativa. Neste eixo, o desafio é lidar com as necessidades políticas e tecnológicas para uma gestão mais eficiente e aberta.
Todas as sugestões serão catalogadas de acordo com os eixos do Programa InovAberta e farão parte do banco de soluções da Prefeitura.
Últimas notícias
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Educação de Maceió convoca mais de 200 aprovados no PSS para reforço da rede municipal
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Fé, tradição e emoção marcam chegada da Cavalgada e encerramento da festa da padroeira de Arapiraca
CPMI do INSS retoma trabalhos e relator Alfredo Gaspar promete apertar o cerco contra envolvidos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
