Saúde

Renan Filho entrega leitos de UTI com pressão negativa no Hospital Helvio Auto

Leitos irão dispor de uma técnica de isolamento

Por 7Segundos 25/11/2021 11h11
Renan Filho entrega leitos de UTI com pressão negativa no Hospital Helvio Auto
Leitos foram entregues na manhã desta quinta-feira - Foto: Ellen Oliveira/ 7Segundos

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, participaram na manhã desta quinta-feira (25) da entrega da primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Pressão Negativa em Alagoas, instalada no Hospital Helvio Auto.

Com investimento de cerca de R$ 4 milhões, foram entregues 10 leitos de UTI com pressão negativa. Isso significa que a UTI irá dispor de uma técnica de isolamento que fornece um ambiente estéril, totalmente fechado e com pressão abaixo da atmosférica normal.

O equipamento propicia a recuperação de pacientes com doenças infectocontagiosas por vias aéreas, a exemplo da Covid-19. O secretário Alexandre Ayres falou sobre a importância da medida. “É um momento muito importante para a Saúde Pública. Estamos dotando o Hospital Helvio Auto de uma estrutura de isolamento nas UTIs não existente em Alagoas e existente em poucos hospitais no Brasil”.


Em entrevista coletiva, Renan Filho afirmou que os leitos são fundamentais para salvar vidas. O governador de Alagoas também explicou que toda unidade de saúde está passando por reforma e será reinaugurada por inteiro quando as obras estiverem finalizadas.

"Reformar o hospital em funcionamento exige conciliar a obra com o funcionamento do equipamento. Além de construir novos equipamentos, é fundamental melhorar os equipamentos existentes e históricos. Já fizemos isso na Maternidade Santa Mônica e estamos fazendo também no Hospital Geral do Estado”.