Marx Beltrão vai ao Ministério olicitar controle na venda e proibição de uso da “vacina no cio” para cães e gatos
Aparentemente inofensiva, a vacina em verdade contém altas taxas de hormônios

Presidente Nacional da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, coordenando um grupo de mais de 200 parlamentares federais entre senadores e deputados em busca da aprovação de medidas em defesa da causa animal, o deputado federal Marx Beltrão (PSD) realizou reunião no Ministério da Agricultura (MAPA) a fim de buscar soluções que regulem a venda e coibam o uso sem receita da chamada “vacina no cio” em cães e gatos.
Aparentemente inofensiva, a vacina em verdade contém altas taxas de hormônios que podem causar hiperplasia mamária, tumores malignos e até mesmo infecções generalizadas por todo corpo e no útero dos animais. As gatas fêmeas são as que mais sofrem com esse método, pois os sintomas se manifestam de maneira mais intensa nelas. Além disso, a vacina só inibe o cio, ela não evita que a gata tenha filhote, pois a gata ovula por meio do contato com o macho.
“Fui ao Ministério da Agricultura para tratar da venda indiscriminada e sem receita da popular “vacina do cio”, utilizada como contraceptivo para gatas e cadelas. O nosso PL 2645/21 busca proibir o uso desses medicamentos sem receita, pois estão associados a diversas doenças nesses animais. Mas também estamos trabalhando junto ao MAPA para buscar uma solução, que possa se dar através da própria regulação da pasta. Nossa luta constante é por saúde única para todos e proteção animal”, afirmou o parlamentar por meio de suas redes sociais nesta sexta-feira (26).
Marx Beltrão é autor de um projeto de lei – (PL) 2645/2021 – que proíbe a comercialização de medicamentos anticoncepcionais hormonais de uso veterinário para cadelas e gatas sem receita médico-veterinária. A proposta também estabelece que a administração em ambiente comercial destes anticoncepcionais é da competência privativa dos médicos veterinários.
"Sigo dedicado ao trabalhando em defesa da causa animal e por isso apresentei mais um Projeto de Lei, dessa vez tratando da regulamentação da venda de anticoncepcionais hormonais para gatas e cadelas, para que a compra só possa acontecer mediante receita para garantir segurança na utilização, pois o uso indiscriminado tem causado doenças graves nesses animais. Defendo o correto acompanhamento veterinário e a política da castração, pelo bem estar dos pets", disse Marx Beltrão na ocasião da proposição do projeto de lei.
No Brasil, estes fármacos estão disponíveis nas formas de comprimidos e injetáveis (sendo esta a forma mais preocupante pela alta concentração do hormônio), atualmente vendidos sem exigência de receita médico-veterinária. Devido ao baixo custo, em média R$3,00, estes anticoncepcionais são a opção amplamente utilizada principalmente por pessoas de baixa renda, que desejam evitar as crias indesejadas de cadelas e gatas, que em sua maioria não tem condições de custear cirurgias de castração. Contudo, ingenuamente compram estes fármacos , levam para casa e utilizam em seus animais muitas vezes em momentos errados e com isso causam doenças sérias.
De acordo com os próprios fabricantes, o uso destes medicamentos podem produzir efeitos colaterais bem conhecidos em termos de doenças reprodutivas: piometras (infecção purulenta uterina), distocias (dificuldades para parir), morte fetal intrauterina, tumores de mamas e hiperplasias mamárias (doença aberrante mamária específica das gatas).
Muitas vezes as cadelas e gatas já estão prenhes e as pessoas não sabem identificar isto e a aplicam o hormônio e acabam gerando necessidade de cirurgias cesariana ou a morte da fêmea e dos fetos. Todas essas doenças exigem tratamento de alto custo financeiro, cirúrgico, intensivo e com risco de óbito, normalmente em situação de emergência.
Últimas notícias

Dani da Elba provoca prefeito de Sorocaba após vídeo viral sobre praias do Nordeste

Aliados de JHC pedem reforma no secretariado para atender lideranças no interior de Alagoas

Com Tereza Nelma e Renato Filho na chapa, MDB espera fazer quatro deputados federais

Homens são flagrados fazendo sexo em plena luz do dia na Praia da Avenida

Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de CT& é reeleito

Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para a Semana Santa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
