Alagoas

Uso de cartões cresce cerca de 22%; pagamento é o que mais deixa maceioenses endividados

99% das famílias na capital usam cartão de crédito em suas compras

Por 7Segundos com Agência Brasil 30/11/2021 15h03 - Atualizado em 30/11/2021 15h03
Uso de cartões cresce cerca de 22%; pagamento é o que mais deixa maceioenses endividados
Cartão de crédito - Foto: Divulgação

Compras com cartões de crédito, débito e pré-pago podem ter superado R$ 28 bilhões na Black Friday deste ano no Brasil, crescimento de aproximadamente 22% em comparação com 2020. Os dados foram colhidos, no período de 25 e 26 de novembro, pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), para Maceió, do Instituto Fecomércio AL e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada no início do mês  mostrou que cartão de crédito permanece de forma quase absoluta como o principal fator gerador de dívidas dos consumidores da capital, pois 99% das famílias que possuem dívidas fizeram uso desse recurso para adquirir bens e serviços.

O uso dos cartões na internet, aplicativos e outros tipos de compras não presenciais teve alta de cerca de 30% no período em todo o país. As novas tendências  de consumo ganharam evidência na pandemia, com forte estímulo às vendas online.