Saúde

Com obras avançadas, UPA Chã da Jaqueira tem previsão de entrega para início de 2022

Nova unidade irá funcionar de domingo a domingo, 24 horas por dia e pretende atender 350 usuários diariamente

Por Ascom Sesau 01/12/2021 17h05
Com obras avançadas, UPA Chã da Jaqueira tem previsão de entrega para início de 2022
Com obras avançadas, UPA Chã da Jaqueira tem previsão de entrega para início de 2022 - Foto: Ascom Sesau

Maceió irá ganhar a sétima Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com o objetivo de fortalecer a saúde alagoana e garantir assistência pré-hospitalar ágil e de qualidade para a população. As obras da nova unidade, que está sendo construída no bairro Chã da Jaqueira, estão avançadas e com previsão de entrega para o início de 2022.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, tem acompanhado de perto a finalização dos trabalhos e aguarda o dia de entregar mais esse equipamento para a população.

“Estamos promovendo uma revolução na saúde alagoana e levando atendimento humanizado e de qualidade para quem mais precisa. Queremos que as pessoas tenham acesso à saúde próximo de suas residências e não tenham que se deslocar para longe, quando necessitarem receber um primeiro atendimento”, disse.

Assim como as UPAs já em funcionamento, a unidade da Chã da Jaqueira vai contar com leitos de observação e de urgência, sendo referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. Em sua estrutura, a UPA vai dispor de consultórios, serviço de exames de raios-X e eletrocardiograma, além de salas de gesso, nebulização e laboratório de análises.

A nova unidade irá funcionar de domingo a domingo, 24 horas por dia e pretende atender 350 usuários diariamente, mediante classificação de risco. Além de pacientes com crise de hipertensão, suspeita de infarto e derrame, a UPA deve assistir àqueles que apresentem febre alta e pequenas fraturas.
UPAs

Maceió conta com as UPAs Jacintinho, Tabuleiro do Martins, Cidade Universitária e Jaraguá, construídas integralmente com recursos próprios do Governo do Estado. A capital tem, ainda, as UPAs Trapiche e Benedito Bentes, que foram equipadas pelo Estado e entregues à população.

Também está sendo construída a UPA Arapiraca, que deve ser inaugurada até o fim deste mês. O anúncio foi feito no dia 26 do mês passado, pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.