IMA flagra lançamento de esgoto a córrego de Pilar
Atividade está embargada e a empresa foi multada em cerca de R$ 35 mil

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) constatou, nesta terça-feira (1), o lançamento de efluentes in natura de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da BRK, na cidade de Pilar. A vistoria foi motivada por denúncia da população e acarretou em multa e embargo da atividade.
As ETEs – Benedito Cavalcante e Rubens Canuto estavam funcionando sem licença ambiental e outorga pra lançamento de efluente.
Os fiscais do IMA identificaram o ponto final do recebimento de esgoto, numa ligação clandestina, e a saída dele para um córrego, onde foi feita a coleta para análise no Laboratório de Estudos Ambientais do IMA.

Os representantes da BRK informaram, no local, que as Estações estavam inativas e que todo efluente que chegava lá era levado ao emissário submarino. Mas a vistoria do IMA flagrou o momento exato em que a ligação clandestina entrou em funcionamento, constatando a veracidade da denúncia.
O forte odor no córrego, ligado as ETEs da BRK, indica o lançamento de efluentes sem tratamento no afluente do rio Manguaba. A análise da coleta feita deve ser concluída ainda nesta semana.

A BRK Ambiental foi autuada por lançar efluente não tratado, em desconformidade com as normas ambientais vigentes – uma infração grave, com multa de R$ 34.670,59. As ETEs foram embargadas até a regularização da atividade.
Ações como esta são motivadas por denúncia da população. Por isso a importância de utilizar o aplicativo IMA Denuncie, gratuito para Android e iOS, a fim de relatar crimes ambientais.
Últimas notícias

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Mãe confessa ter matado bebê de 15 dias asfixiada por causa do choro constante

PRF inicia Operação Semana Santa 2025 nesta quinta-feira (17) em Alagoas

Ação conjunta localiza em Maceió jovem que desapareceu em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
