Economia

Vendas no varejo sobem 2,4% em Alagoas no mês de outubro

No Brasil, após dois meses consecutivos de queda, as vendas do comércio varejista ficaram estáveis

Por 7Segundos 09/12/2021 15h03
Vendas no varejo sobem 2,4% em Alagoas no mês de outubro
Centro de Maceió - Foto: Ascom Fecomércio

As vendas do comércio varejista cresceram 2,4% em Alagoas no mês de outubro após quatro meses de queda. As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nessa quarta-feira (08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação a outubro de 2020, as vendas no varejo caíram 7,2% em Alagoas. Neste ano, o setor acumula ganho de 1,1% frente ao mesmo período do ano  anterior.

No Brasil, após dois meses consecutivos de queda, as vendas do comércio varejista ficaram estáveis (-0,1%) na passagem de setembro para outubro. Com esse  resultado, o varejo encontra-se 6,4% abaixo do patamar recorde, alcançado em novembro de 2020. Tanto no ano quanto em 12 meses, o setor acumula ganho de 2,6%.

O resultado de estabilidade no campo negativo foi disseminado por cinco das oito atividades investigadas pela pesquisa. Entre elas, as variações mais intensas foram registradas
pelos setores de livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%), móveis e eletrodomésticos (-0,5%), combustíveis e lubrificantes (-0,3%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%).

O segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,1%) também ficou estável na passagem de setembro para  outubro.

Já os setores que cresceram no período foram tecidos, vestuário e calçados (0,6%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,4%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,6%).