Mais de 13km de galerias pluviais receberam serviços de desobstrução e limpeza
Em onze meses de trabalho, Secretaria Municipal de Infraestrutura mobiliza seis equipes para realização dos trabalhos que ocorrem diariamente
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), nos últimos onze meses, realizou limpeza e desobstrução em mais de 13 quilômetros de tubulação que compõem a rede de drenagem. Para se ter a ideia da importância do serviço, a distância é como ir do Centro de Maceió ao bairro de Guaxuma, no Litoral Norte. Os trabalhos, realizados diariamente por seis equipes, garantem que as águas pluviais sejam destinadas ao sistema de drenagem, reduzindo alagamentos nas ruas da cidade.
A Infraestrutura também desobstruiu mais de 1.800 unidades de caixas de captação (bocas de lobo) e retirou cerca de 317 toneladas de lixo e resíduos sólidos das galerias pluviais. O coordenador geral de Drenagem, Gabriel Rodas, faz um alerta sobre os problemas ocasionados pelo descarte irregular de lixo nas ruas, que vão parar no sistema de drenagem.
“Realizamos o serviço em diversos bairros e em muitos encontramos problemas sérios, e um deles é o descarte irregular de lixo, onde o material é carreado para o sistema de drenagem, causando obstrução parcial ou total da galeria, causando alagamentos em vários pontos da cidade. É um problema sério, pois a quantidade de lixo encontrada nas vias é muito grande. É preciso que a população seja consciente e evite jogar lixo na rua”, alertou.
Diversos bairros já receberam as ações, como o Centro, Ouro Preto, Vergel do Lago, Ponta Verde, Chã de Jaqueira, Santos Dumont, Levada, Trapiche da Barra, Tabuleiro do Martins, Jacintinho, Santa Lúcia, Farol, Mangabeiras, Jaraguá, Prado, Serraria, Bom Parto, Barro Duro, Pontal da Barra, Feitosa, Cambona, Ponta Grossa, Clima Bom, Cruz das Almas, Poço, Jatiúca, além dos grandes conjuntos.
“Aqui na rua estava péssimo, qualquer chuva, já alagava. Mas agora, com o trabalho da Prefeitura, na gestão do prefeito JHC, conseguimos ver mudanças e melhorias, com o pessoal limpando, pintando e trabalhando. Estamos muito satisfeitos”, relatou Eurizete dos Santos, de 58 anos, que trabalha no bairro da Jatiúca há 9 anos.
Assim como Eurizete, Wellington Marques também trabalha na Jatiúca e aprovou a execução do serviço de limpeza e desobstrução. “É importante e muito bom que a Prefeitura mantenha a limpeza nas galerias, porque evita alagamentos e também deixa a cidade bem melhor, já que estamos em um período que recebemos muitos turistas”, contou.
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
