Pré-inscrições para curso de MEI começam nesta segunda-feira (13)
Na capital, formação é uma parceria entre a Assistência Social de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas
Serão abertas nesta segunda-feira (13) e terminam no dia 17, as pré-inscrições para o curso de Microempreendedor Individual, conhecido como MEI. A formação é voltada para integrantes das famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil, maiores de 18 anos e com ensino fundamental completo. Ao todo serão ofertadas 800 vagas para Maceió. Os alunos selecionados vão receber uma ajuda de custo para transporte e alimentação no valor de R$ 150,00, a ser depositada na conta do próprio estudante.
Neste primeiro momento, podem participar das pré-inscrições integrantes das famílias residentes nos territórios de abrangência dos Centros de Referência de Assistência Social, Cras Cidade Sorriso, Selma Bandeira, Dom Adelmo Machado, Cacilda Sampaio e Área Lagunar. A partir de março de 2022, as pré-inscrições vão acontecer nos demais equipamentos sociais da Assistência Social, abrangendo as outras 11 unidades de Cras, completando assim os 53 bairros da capital.
O objetivo do programa é qualificar beneficiários do Auxílio Brasil, com idade de 18 anos ou mais e ensino fundamental completo, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica por meio de ações que viabilizem a inserção no mercado de trabalho, empregabilidade e geração de renda, melhorando sua qualidade de vida.
Cronograma e aulas presenciais
Após o encerramento, as pré-inscrições serão enviadas para o Ifal no período de 17 a 20 de dezembro. A divulgação das inscrições que foram aprovadas será feita entre os dias 23 a 27 de dezembro. As matrículas serão presenciais e poderão ser realizadas entre os dia 27 a 30 de dezembro nos campi do Ifal no Benedito Bentes e no Centro.
O curso de Microempreendedor Individual tem duração de três meses. As aulas serão presenciais, sendo ministradas de segunda-feira a sexta-feira, para duas turmas com 40 alunos cada, no campus do Ifal Benedito Bentes, nos períodos da tarde e da noite. Já o campus do Ifal Centro terá duas turmas de 40 alunos, nos períodos da manhã e noite.
Qualifica Mais Progredir
O Qualifica Mais Progredir é uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual voltado aos beneficiários do Programa Auxílio Brasil. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania e atende aos objetivos do Plano Progredir, que busca a inclusão produtiva e a ampliação de renda do público que recebe o auxílio financeiro.
A oferta foi desenhada a partir do alinhamento entre o perfil do beneficiário do Auxílio Brasil e o perfil produzido pelo DataSebrae do Microempreendedor Individual (MEI) no país, e tem como público-alvo o beneficiário com idade de 18 anos ou mais e que tenha concluído o ensino fundamental.
As ofertas serão direcionadas a 100 localidades onde há a maior concentração de beneficiários do Programa Auxílio Brasil, a partir da adesão de instituições ofertantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que nelas possuem cobertura de atendimento. A oferta exige que as prefeituras e equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) das cidades prioritárias auxiliem na mobilização dos alunos.
Últimas notícias
Procon Arapiraca divulga pesquisa de preços de material escolar para auxiliar consumidores
Homem que rompeu tornozeleira eletrônica é preso pela Polícia Civil
Homens são presos após destruírem mureta de proteção da BR-101, em Porto Real do Colégio
Campanhas sociais reforçaram proteção à infância e solidariedade durante o Bom Jesus dos Navegantes em Penedo
Trailer com serviços de saúde especializados da Deputada Gabi Gonçalves chega a Rio Largo neste sábado
Após polêmica, ex-juiz diz que Wagner Moura usa “técnica da esquerda”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
