Segurança Pública celebra formação da Guarda Municipal do Pilar
A Guarda Municipal do Pilar 54 homens e mulheres concluíram o 1º curso da Academia de Polícia Civil

A Guarda Municipal se tornou parte integrante da estrutura da Segurança, contribuindo como força auxiliar no combate à criminalidade e, com isso, salvaguardando os direitos dos cidadãos. No Pilar, a filosofia de proximidade, aquisição de equipamentos modernos e a política de permanente valorização do servidor fazem da Guarda uma referência nacional.
Na sexta-feira (10), a Guarda Municipal do Pilar 54 homens e mulheres concluíram o 1º curso da Academia de Polícia Civil destinado exclusivamente à capacitação de guardas municipais em Alagoas.
O pioneirismo, inclusive, foi destaque durante a concorrida solenidade de formatura, realizada no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil, em Maceió. Na ocasião, o delegado-geral de Polícia Civil, Carlos Reis, destacou a importância do curso e parabenizou a Prefeitura do Pilar pela atenção dispensada à Guarda Municipal.
“Além de capacitá-los, esta formação vai permitir o porte funcional de arma de fogo aos guardas municipais, graças a termo de cooperação firmado com a Polícia Federal. Ficamos muito felizes em poder contribuir treinando um grupamento que tanto colabora para a segurança dos pilarenses”, afirmou o delegado.
Também presente à formatura, o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar, elogiou a gestão do prefeito do Pilar, Renato Filho. “Toda a Guarda Municipal está de parabéns por tudo o que vem fazendo para nos ajudar a reduzir a violência em Alagoas”, destacou o secretário.
Já o comandante da Guarda Municipal do Pilar, coronel PM Robson Cavalcante, não escondeu a alegria de um sonho realizado. “Esta formação era um desejo coletivo de uma década. Temos uma equipe competente e extremamente comprometida, de modo que toda a sociedade pilarense só tem a ganhar porque, a partir de agora, daremos uma contribuição ainda maior”, comentou Cavalcante, destacando, entre outras ações, a ronda municipal.
Para ele, o segredo do sucesso também passa pela criação de setores como a central de inteligência, cujo trabalho integrado com as polícias recolocou Pilar na rota do turismo regional e, por conseguinte, do desenvolvimento.
“Adquirimos novas viaturas, capacetes, fardamentos e coletes balísticos, além de cinquenta pistolas. E já trabalhamos para construir duas bases interativas no Imburi e no complexo Casas Novas, onde iremos disseminar a doutrina de policiamento comunitário e, portanto, reforçar a transformação social que as equipes da Prefeitura já vêm promovendo nessas localidades”, emendou o comandante, acrescentando que, durante o curso, os guardas efetuaram 400 disparos de pistola e revólver, participando de aulas de defesa pessoal e direitos humanos, entre outras disciplinas.
O prefeito do Pilar, por sua vez, recordou as dificuldades que enfrentara para resgatar a autoestima do servidor, bem como a confiança do pilarense na Guarda Municipal e a esperança da população em dias melhores.
“Assumimos inúmeros desafios no ano de 2017, a começar pelo enorme descrédito da Guarda, que se estendia a várias outras áreas, a exemplo da Educação, já que muito prometiam e nada faziam. E segurança pública era um dos maiores pedidos dos pilarenses. Afinal, Pilar concentrava recordes de homicídios. Fomos, inclusive, matéria nacional no Fantástico [programa da TV Globo] como uma das cidades mais violentas do mundo", recordou Renato Filho, para quem a parceria entre Guarda e polícias Civil e Militar segue decisiva.
"Agora, Pilar já caminha para o nono mês sem registrar nenhum homicídio. E ainda vamos conquistar muitas vitórias porque acreditamos no potencial de cada guarda municipal”, finalizou Renato Filho, parabenizando também o delegado do Pilar, Sidney Tenório, pelo trabalho realizado na região.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
