Prefeito JHC entrega Praça dos Palmares totalmente reformada
Novo espaço agora conta com acessibilidade, iluminação e estátua de Zumbi dos Palmares

O prefeito de Maceió, JHC, entregou nesta quarta-feira (15), a Praça dos Palmares, no Centro da capital alagoana, totalmente reformada. A área conta com grande circulação de pessoas e ambulantes e agora terá uma nova cara, garantindo melhorias para o convívio social. JHC destacou a importância de cuidar das praças como forma de resgatar a autoestima dos moradores.
“Essa é uma praça simbólica, que representa muito para a nossa cultura. E a gente fica muito feliz em entregar não só uma praça revitalizada, mas também um espaço de história, cultura e lazer. A Praça dos Palmares está em um lugar muito estratégico e rico em história. Ficamos muito felizes em compartilhar esse momento histórico, e mesmo num ano difícil, a gente deixa esse presente que é a revitalização dessa praça. Quando revitalizamos as praças, levamos mais cor, arte, vida e resgatamos a autoestima do nosso povo”, expôs o prefeito.

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizou reforma nos bancos, troca de piso, implantação de acessibilidade, jardinagem, pintura, reforma de calçadas, e implantação de uma estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares.
Além da reforma estrutural, uma nova iluminação foi colocada pela Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima) para garantir mais segurança no local.
“Preservem o espaço” – Marcos Vinícius é morador do Benedito Bentes, e praticante de street board. De acordo com ele, agora com a reforma, é preciso que a população cuide do espaço.
“Eu estava de passeio, praticando manobras de street board, que são manobras de skate na rua, e não sabia que teria a inauguração, e quando soube, vim prestigiar. A praça ficou ótima e com certeza vou vir aqui mais vezes. Espero que a população mantenha a praça do jeito que ela ficou, sem acúmulo de lixo, e que preservem o espaço”, disse.
O sentimento também é compartilhado por Noberto Ribeiro dos Santos. Ele trabalha na praça há 30 anos e conta que antes o espaço não era adequado para o convívio social. “A praça ficou linda, e a melhor coisa que o prefeito JHC fez foi reformar essa praça. Antes era cheia de buracos e os bancos estavam todos caindo. Agora a praça está linda”, disse.
A Sudes tem mapeado diversas praças da capital e intensificado os serviços de capinação, varrição, pintura de bancos e meio-fio. Somente nos últimos três meses, 90 praças receberam esse tipo de manutenção.
História – A praça recebeu esse nome por causa do Quilombo dos Palmares e existe desde a constituição de Maceió como cidade. É por isso, que um monumento de 2,5 toneladas, em homenagem a Zumbi foi instalado no local.
A imagem foi esculpida por Joseildo do Brejo Madre de Deus, de Nova Jerusalém (PE) e doada pelo professor Edson Moreira. Para ele, esse é um momento de muita felicidade.
“Estar aqui hoje me fez lembrar dos meus ancestrais. Se não fosse a gestão do prefeito, essa praça não estaria reformada. Estou muito feliz em fazer parte desse momento. Essa praça está sustentada por quatro colunas, que é a ambição, a escravidão, discriminação e o preconceito. Foram essas as virtudes que naquela época todos se beneficiavam através dos escravos”, contou.
Desde a sua construção, o espaço se tornou ponto de cultura e centro de discussão política contra grupos conservadores ligados às oligarquias do estado.
Últimas notícias

Novo Lino realiza mutirão de saúde com mais de 500 atendimentos gratuitos com especialistas

“Bolsonaro está morrendo aos poucos”, afirma ex-ministro Gilson Machado Neto

Sobe para 15 o número de mortos em tombamento de ônibus na BR-423 em Pernambuco

Ex-comissária de bordo precisou abandonar o trabalho por conta do tamanho do bumbum

Moraes dá cinco dias para defesa de Collor explicar tornozeleira desligada e ameaça prisão

Brasileira presa no Camboja está em cadeia com superlotação e registros de morte
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
