Alagoas lança alerta para combater aumento de casos da influenza
Nova cepa da doença ainda não foi confirmada do estado; nota técnica sairá ainda hoje, segundo secretário da Saúde
Alguns locais no Brasil estão sofrendo um surto no sistema público com chegada da nova cepa da influenza, chamada H3N2, e o aumento da H1N1. Até o momento são 11 estados. Alagoas ainda não confirmou se há casos da nova variante, no entanto, o estado está se movimentando para conter o avanço. Segundo o secretário de Estado da Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, a nota técnica sobre a nova cepa no estado sairá ainda hoje.
O secretário afirmou que esse não é o momento para pânico. Porém, alertou que houve um aumento substancial de pessoas gripadas no estado, algumas já confirmadas com o vírus da influenza (H1N1).
O período do ano em que estamos contribui para as complicações. No período de final de ano até março, as circulações dos vírus gripais têm um aumento significativo. Isto acontece todo os anos, porém, com a nova cepa, os cuidados devem ser redobrados.
“O que a gente sabe concretamente? Que os números estão subindo diariamente e a gente precisa dessa conscientização e da colaboração do cidadão”, disse Ayres.
Como a transmissão da influenza se dá de maneira semelhante à da covid-19, a recomendação é que as pessoas continuem a usar a máscara e a tomar os cuidados de higiene necessários, além de evitar aglomerações.
Por fim, o secretário aproveitou a deixa para lembrar que pessoas que ainda não se vacinaram contra a covid-19 ou estão com a segunda dose atrasada devem fazê-lo o mais rápido possível. “Quando você apresentar os sintomas, caso se infecte, e for procurar uma ajuda médica num posto de saúde no interior, na capital, ou numa UPA, o médico vai questionar se você está vacinado ou não, para afastar as possibilidades na análise clínica do seu caso. Então é muito importante que todo mundo se proteja”.
Últimas notícias
Chuvas causam alagamentos e deixam moradores ilhados no bairro Girador, em Atalaia
Chuvas provocam adiamento de evento em homenagem ao Dia das Mães em Arapiraca
Prefeitura de Boca da Mata apura causa do incêndio que destruiu ônibus escolares
Fantasma RUN agita Maceió com shows gratuitos, corrida e muito rock à beira-mar neste sábado
Renan Filho é recebido por 10 mil pessoas em União dos Palmares
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
