A cada 23 dias, Covid-19 mata uma criança com 10 anos ou menos em AL
Números aparecem em meio a polêmcia da vacinação de faixa etária
Em Alagoas, em média, a cada 23 dias uma criança com idade igual ou inferior a 10 anos morreu em decorrência da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ao todo, nesta faixa etária foram registrados 27 óbitos desde o começo da pandemia.
Após 613 dias, ou um ano e oito meses, da maior crise sanitária dos últimos 100 anos, a média de mortes infantis nessa idade, mais precisamente, ficou em uma a cada 22,7 dias. 14 eram meninos e 13 eram meninas.
Já quando analisamos o número de casos, a média ficou em 12 registros da doença por dia. Neste período foram 7.226 casos da Covid-19 contabilizados entre crianças com 10 anos ou menos. Os cálculos foram feitos com base no último Informe Epidemiológico do Governo do Estado, datado do dia 21 de dezembro de 2021.
Em âmbito nacional, foram 301 crianças que morreram de Covid-19 desde a chegada do coronavírus até o dia 6 de dezembro. O que significa que foram 14,3 mortes por mês, ou uma a cada dois dias.
Enquanto isso, o Governo Federal ainda debate a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Nessa quarta-feira (22), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou os pareceres públicos de aprovação da vacina da Pfizer para este grupo.
A Anvisa aprovou a vacinação na semana passada, mas o governo Bolsonaro não informou quando os imunizantes começarão a ser aplicados. O documento citado avalia o benefício-risco considerado pela agência para aprovação do uso nessa faixa etária.