Saúde

Exagerou na ceia? Descubra o que fazer para aliviar os estragos

Após uma ceia farta, é necessário retomar hábitos saudáveis. Veja como

Por Metrópoles 25/12/2021 07h07
Exagerou na ceia? Descubra o que fazer para aliviar os estragos
Aumente a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás - Foto: Reprodução

Todos os anos, a cena se repete: diante de uma mesa farta e com opções deliciosas, muita gente perde a linha e acaba comendo mais do que gostaria na ceia de Natal. Mas, calma, não há motivos para desespero. Se você cuidou da sua alimentação ao longo do ano, não é uma refeição ou um dia que determinarão sua composição corporal. Ela é produto das escolhas que fazemos na maior parte do tempo, e não nas exceções.

Ainda não se convenceu? Então, é importante você saber que para ter um ganho de aproximadamente 1 kg de gordura, seria necessário cometermos um excesso de, por volta, 7.000 kcal, além do que comemos usualmente. Ou seja: não é por conta de um jantar mais caprichado que você vai engordar.

Porém, quando comemos em excesso, temos a apresentar muito mais inchaço e retenção de líquido. A melhor saída é voltar à rotina, sem ansiedade, e retomar os hábitos saudáveis.

Não deixe de ter momentos de lazer e refeições livres, que são de extrema importância para o bem-estar. Veja, abaixo, algumas dicas práticas para retomar à rotina, sem neuras:


1. Aumente a ingestão de líquidos

Com uma boa hidratação, você eleva a secreção de urina e, em consequência, a eliminação de toxinas. Dica: utilize águas saborizadas, chás (hibisco, cavalinha, chá-verde) e alimentos com alto teor de água (melão, melancia, abacaxi ou pepino) para dar um “up” nessa missão.


2. Reduza o consumo de sódio

O consumo de sódio prejudica o equilíbrio hídrico do corpo. Reduza a quantidade de sal, açúcar e processados, como embutidos e fast foods. Dica: alimentos ricos em potássio podem promover o equilíbrio hídrico. Na lista, entram banana, abacate, sementes e vegetais verdes escuros.

3. Pratique atividade física

Mantenha a prática de atividade física regular. O exercício promove melhora na circulação e também auxilia na manutenção e no ganho de massa magra, reduzindo a flacidez e melhorando o aspecto da pele.


4. Diminua o consumo de bebidas alcoólicas

O consumo excessivo de álcool aumenta a retenção hídrica e a sensação de inchaço. Isso fica ainda pior a depender do tipo de petisco que acompanha a bebida, como amendoim, salgadinho e queijos amarelos, todos ricos em sódio. Dica: tente intercalar um copo de bebida alcoólica com um copo de água.


5. Opte por alimentos ricos em fibras

As fibras alimentares auxiliam o bom funcionamento do intestino, prevenindo a retenção hídrica e reduzindo o inchaço abdominal. Dica: adicione na rotina aveia, leguminosas, verduras, legumes, frutas, psyllium e sementes ao menu deste sábado e dos próximos dias.