Maceió

Curtos e bíblicos: veja o perfil de nomes mais escolhidos pelos alagoanos

Nomes compostos ainda são preferência entre os pais

Por 7Segundos 29/12/2021 07h07
Curtos e bíblicos: veja o perfil de nomes mais escolhidos pelos alagoanos
Nomes simples ainda são escolhidos entre os pais - Foto: Getty

Apesar dos nomes compostos serem a preferência entre os alagoanos na escolha do nome de seus filhos, os nomes simples também tem seu espaço. Dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen-AL) mostram que neste grupo Miguel (238) é preferência, seguido de Arthur (222) e Davi (212).

Miguel é um nome masculino e tem origem no hebraico Mikhael, formado a partir da junção dos elementos mikhayáh, e El, significando “quem é como Deus?”. É citado cinco vezes na Bíblia como um arcanjo e é tido como um   símbolo de humildade diante de Deus. A base do significado do nome é uma pergunta retórica, cuja resposta subentendida é “ninguém é como Deus”.

Arthur significa “pedra” ou “grande urso”. Arthur é um nome de origem incerta, que possivelmente surgiu da língua celta, a partir do termo "artwa", que quer dizer literalmente “pedra”. Outra possibilidade seria a união dos elementos art, que quer dizer “urso”, e "ur", que significa “grande”.

Davi tem origem no nome hebraico Dawid, Dawídh, que significa "o amado", "querido", "predileto". Ele foi o mais famoso rei de Israel, que reinou durante o século 10 a.C. Ele foi responsável pela expansão da sua nação.

Já entre as mulheres, temos no top três, Lorena (142), que significa“reino de Lotário” ou “reino da famosa guerreira". Inicialmente, o nome Lorena pode ser classificado como um toponímico, pois era utilizado como um sobrenome relativo a uma região geográfica. Tem origem no francês Lorraine, a partir do francês antigo Lot-regne, que significa “reino de Lotário”.

Na segunda posição, temos Helena (121). É um nome feminino que tem origem com o grego Heléne, a partir de heláne, que significa “tocha”. O termo hélê quer dizer “raio de Sol”, fazendo com que o significado de Helena seja “a reluzente” ou “a resplandecente”.

E depois o nome Laura (115) que tem o significado de "vitoriosa", "triunfadora" e tem origem no substantivo latim laurus, que significa "loureiro, louro".