Sesau alerta sobre prevenção e cuidados para as síndromes gripais
Os protocolos sanitários devem ser seguidos pela população
De 31 de dezembro até segunda-feira (03) foram registrados mais 2.200 atendimentos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Maceió. Esse número reflete o surto de síndromes gripais que está se espalhando em todo o território nacional. Para evitar casos graves., a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) faz um alerta sobre prevenção e cuidados para essa situação,
Segundo o Ministério da Saúde (MS), a influenza é um tipo de gripe - uma infecção aguda do sistema respiratório - provocado por um vírus com grande potencial de transmissão. Além disso, o vírus da influenza propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização.
Ainda de acordo com o MS, existem tipos de influenza. Os vírus influenza responsáveis pelas epidemias sazonais são os tipos A e B, sendo o influenza A o responsável pelas grandes pandemias. O H1N1 e o H3N2, por exemplo, são subtipos da influenza A. Desses, o que possui maior taxa da mortalidade é o H1N1.
A influenza pode se instalar de formas mais graves, nesse caso chama-se de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os boletins epidemiológicos do MS registram os casos como SRAG provocados pela influenza, que são os casos que levam à hospitalização, podendo evoluir a óbito.
Já o resfriado, apesar de apresentar sintomas semelhantes, é provocado por outros tipos de vírus, como o rinovírus e o vírus sincicial respiratório. O resfriado é uma doença mais branda, com sintomas mais leves. Sintomas como febre e complicações não são comuns.
Sintomas e cuidados:
Os sintomas da influenza são febre alta, tosse, dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, coriza, cansaço, sensação de fraqueza e desconforto no peito. Em caso de sintomas, e, se necessário, o paciente pode procurar a UPA mais próxima.
Além de a vacinação contra a influenza para os grupos prioritários (que protege contra H1N1, mas ainda não é eficaz contra a variante H3N2), alguns cuidados devem ser levados em consideração por toda a população, como uso de máscara, higienização das mãos e das superfícies e isolamento social. Ou seja, são os mesmos protocolos sanitários para a Covid-19.
Os sintomas do resfriado são coriza, espirros, congestão nasal, tosse, dor no corpo e dor de garganta leve, e, quando apresenta febre, as temperaturas são mais baixas em relação à influenza.
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, reitera que os cuidados são indispensáveis. “Estamos vivendo um surto de influenza junto com a pandemia do novo coronavírus e os sintomas podem ser semelhantes, então peço para que a população fique atenta aos cuidados e procure a unidade de saúde mais próxima, caso seja necessário. Só com responsabilidade nós vamos conseguir vencer esses vírus”, afirmou o gestor.
Últimas notícias
Jovem é achado morto em barragem de Campo Alegre
Carro capota na BR-104, em Rio Largo, nas proximidades do acesso ao aeroporto
Mulher acusada de torturar e espancar a própria mãe em Viçosa é presa
Cão Orelha: familiares de adolescentes são indiciados por coação a testemunha
Polícia Civil investiga homicídio de jovem no bairro da Ponta da Terra, em Maceió
Após esperar dois anos por transplante de córnea, homem perde visão ao levar soco de desconhecido
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
