Pesquisadores da prefeitura participam de capacitação sobre coleta de dados em campo
Após a capacitação, os técnicos realizarão levantamentos em todas as unidades de ensino do município

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram nesta quarta-feira (12) de uma qualificação em coleta de dados, ministrada pelos pesquisadores Erickson Calheiros e Fillipi Nascimento. O aprendizado deve guiar a atuação de 18 técnicos do Observatório Educacional do Município de Maceió (Obem), que irão fazer levantamentos nas comunidades escolares de todas as unidades do município.
O pesquisador Fillipi Nascimento, da Universidade Federal de Pernambuco, dá mais detalhes sobre a capacitação. “Orientamos eles a como abordar questões sensíveis associadas ao contexto de vulnerabilidade de alguns dos possíveis entrevistados, sobre os desafios da pesquisa social e sobre a necessidade de dados sobre as condições de vida dos estudantes da rede municipal”, detalha.
De acordo com o estudante-pesquisador do Obem, Charlesson Bezerra, os dados serão importantes para a elaboração de políticas públicas educacionais. “Maceió é um dos municípios que faz pouco uso da pesquisa com dados quantitativos. Esse levantamento irá ajudar ainda mais nas tomadas de decisões para a elaboração de políticas públicas para a educação”, conta.
O trabalho de levantamento de dados, que deve se iniciar nesta segunda-feira (17), envolverá todas as comunidades ao redor das 142 unidades escolares do município. As famílias responderão perguntas sobre suas situações socioeconômicas, de mobilidade urbana e outros fatores que podem influenciar o aproveitamento escolar dos estudantes.
“O objetivo é capacitar os profissionais da Semed, especificamente do Observatório, com ferramentas que possibilitem uma melhor atuação no trabalho de campo. Queremos capacitá-los para coletar esses dados que servirão para formular políticas públicas melhores no nosso município”, diz o pesquisador Erickson Calheiros, da Universidade Federal de Alagoas.
Fillipi Nascimento diz que a futura ação da secretaria chega para somar. “Essa iniciativa soma-se a outras empreendidas pela Semed com o intuito de melhor embasar as políticas públicas educacionais do município”, afirma.
Últimas notícias

Reitor da Ufal alega colapso financeiro das universidades federais em Alagoas

Arapiraca: Idoso desaparece de residencial onde mora e família pede ajuda para localizá-lo

Prefeito Luciano Barbosa entrega ginásio e reforma de escola nos bairros Planalto e Bom Sucesso

Sindilojas Arapiraca alerta: uso de atestado médico falso pode gerar demissão por justa causa e prejuízos às empresas

Reprodução simulada do caso Ana Firmino será realizada nesta quinta-feira (15), em Maravilha

Prefeitura de Palmeira divulga programação do São João do Povo 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
